Como estabelecer horários para os filhos

Crianças que não têm horários para cumprir tornam-se irresponsáveis, indolentes e sem compromisso. Por isso, é preciso saber estabelecer horários para os filhos desde…

Desde pequenos, os filhos devem aprender a respeitar os horários. (Foto: Divulgação)

Crianças que não têm horários para cumprir tornam-se irresponsáveis, indolentes e sem compromisso. Por isso, é preciso saber estabelecer horários para os filhos desde pequenos. Assim, eles ficam preparados para enfrentarem a vida, já que os professores e os chefes deles não aceitarão desculpas por eles não serem pontuais.

Antes de estabelecer horários para os seus filhos, chame-os para ajudá-la a programar a agenda deles. Se eles participarem da confecção dessa agenda, poderão se sentir mais autônomos e donos de suas vidas. Contudo, diga-lhes que, quando ela estiver pronta, eles deverão segui-la sem desculpas. Para tanto, monte um quadro branco a ser colocado em local visível a agenda de cada filho, estipulando os horários para acordar, ir à escola, almoçar, fazer as tarefas de casa, ir para cursos, jogar videogame, usar o computador, assistir televisão e dormir.

Deixe a agenda dos seus filhos em local bem visível. (Foto: Divulgação)

Caso um dos seus filhos tenha dificuldades para cumprir a agenda dele, converse com ele e pergunte-lhe qual é o problema. Se ele fica muito cansado, sonolento e não consegue realizar as suas atividades satisfatoriamente, talvez você o esteja forçando demais. Então, pergunte-lhe se ele gosta da escola e dos cursos nos quais foi inserido. Muitas vezes, as crianças acabam fazendo certos cursos pela vontade de seus pais e não por elas gostarem. Portanto, repense se é realmente importante que ele faça tais cursos ou se não é melhor que ele escolha os seus preferidos.

Quando as crianças crescem e se tornam adolescentes, a grande dificuldade que surge é a de estabelecer horários para que eles voltem de festinhas e baladas. Com tantas notícias ruins nos jornais e televisão, os pais devem e se preocupam com os seus filhos e querem-nos sempre ao seu lado. Porém, isso não é possível, especialmente durante essa fase em que eles estão descobrindo a vida. Sendo assim, converse bastante com eles, explicando-lhes sobre os perigos da noite, mas não os proíba de sair, contanto que eles aceitem e respeitem os horários estipulados para a volta à casa. Tais horários também podem ser discutidos entre você, o seu marido e eles para que seja uma decisão democrática.

Estabeleça horários para que os seus filhos voltem das baladas. (Foto: Divulgação)

Filhos que não têm horários para cumprir geralmente não conseguem assumir nenhum compromisso. Portanto, é essencial que você os ensine a obedecer aos horários estipulados para que eles se tornem adultos responsáveis, confiáveis e felizes.

Leia Também:  Dança materna: saiba mais

Top