Saiba como ajudar o seu bebê a ter um sono tranquilo

Os bebês devem dormir mais de 15 horas diárias, principalmente se ele for um recém-nascido. No entanto, há bebês que têm dificuldades para dormir…

Por Editorial MDT em 28/11/2011

Os bebês devem dormir mais de 15 horas diárias, principalmente se ele for um recém-nascido. No entanto, há bebês que têm dificuldades para dormir ou que trocam o dia pela noite, fazendo com que os seus pais tenham dias exaustivos. Portanto, saiba como ajudar o seu bebê a ter um sono tranquilo.

Para que o bebê se adapte à sua vida fora do ventre materno, ele precisa de uma rotina diária de cuidados regulares. Se todos os dias forem iguais na vida do bebê, ele se sentirá mais seguro e conseguirá se organizar e se desenvolver melhor psiquicamente. Do mesmo modo acontece com a hora de dormir, quando a mãe deve repetir sempre um ritual antes do sono. Ou seja, pegá-lo no colo, apagar as luzes, cantar uma canção de ninar e, por fim, deixá-lo no berço. Com o tempo, ficará condicionado de que, após essas ações, ele precisa dormir.

Para tanto, ele precisa saber que o período para dormir é o noturno. Então, durante o dia, deixe que a luz do sol e os barulhos exteriores penetrem na sua casa e mantenha a movimentação rotineira nela para que ele perceba a diferença entre o dia e a noite. Portanto, à noite, deve haver silêncio e pouca luminosidade, mesmo nos momentos em que você tiver que atender a uma necessidade dele como amamentá-lo ou trocar as suas fraldas.

Antes do sono, um banho relaxante é perfeito para que o bebê tenha noites tranquilas. Para tanto, encha a banheira com água morna, coloque o bebê nela e faça movimentos suaves com uma das mãos sobre ele e outra, embaixo das suas costas, deixando-o se movimentar livremente.

Depois do banho, faça uma massagem relaxante. De acordo com alguns estudos, a massagem diminui os níveis de cortisol, hormônios responsáveis pelo estresse e elevam os níveis da serotonina, neurotransmissor que proporciona o bem-estar e o sono mais profundo. Além disso, a massagem faz com que o contato entre mãe e filho seja mais próximo e afetuoso.

Por fim, o berço do bebê tem que ser o mais parecido com o útero possível para que ele se sinta confortável e aconchegado. Sendo assim, o bebê deve ser envolto por rolinhos de cobertores ou por almofadas no berço para que ele possa tocá-los quando se movimentar. Assim, ele se sentirá mais acolhido, seguro e protegido, adaptando-se melhor ao mundo exterior.

Um bebê que tem o sono mais tranquilo é mais calmo, feliz e saudável. Além do mais, ele permite que os seus pais também descansem durante a noite para poderem se dedicar inteiramente a ele com mais energia e amor.

Top