Como escolher um protetor solar facial

O protetor solar é um dos principais produtos que atuam no combate ao câncer de pele, devendo ser utilizado diariamente, inclusive em dias nublados, ainda mais em um país de clima tropical como o Brasil, cujas temperaturas chegam facilmente aos 35 graus ou mais.

Utilizar protetor solar é uma das melhores formas de se proteger do câncer de pele (Foto: Divulgação)

Também conhecido como filtro solar, ele protege a pele da exposição constante à radiação solar, evitando ainda o aparecimento de outros tipos de problemas causados pela luz solar, como queimaduras, vermelhidão, envelhecimento precoce e o surgimento de manchas e rugas.

O produto deve ser passado em todo o corpo, tendo uma atenção especial com o rosto, cuja pele é muito sensível e está exposta diretamente à ação dos raios solares. E é até por isso que muitos fabricantes investiram na criação do protetor solar para o rosto, versão diferenciada do produto que traz ainda mais proteção para a face.

São vários os tipos de filtro solar para o rosto disponíveis atualmente, gerando dúvidas em muitas pessoas, sobre como escolher um protetor solar facial. Nesse caso, é importante levar em conta, basicamente, dois fatores.

O tipo de pele

Quem tem a pele oleosa deve optar pelo filtro solar facial em gel (Foto: Divulgação)

Quem possui pele oleosa deve optar pela versão em gel (ou “oil free”) do protetor solar para o rosto, pois o uso do produto na versão em creme pode aumentar a oleosidade natural da pele, facilitando o surgimento de espinhas e alergias, entre outros problemas.

Já para aqueles que têm a pele seca ou mista (combina as duas características) podem usar o filtro solar facial em creme, já que esse tipo de produto também promove a hidratação da pele, além de proteger contra os raios UVA e UVB.

O fator de proteção solar

Peles mais claras devem usar o protetor com FPS mais alto (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante que deve ser levado em conta na hora de escolher o melhor protetor solar facial é o fator de proteção solar (FPS), que demonstra o nível de proteção oferecida por aquele produto.

Para as peles brancas e muito brancas, é recomendável utilizar, no mínimo, o FPS 60 (a escala vai até 70), já que elas são muito sensíveis e podem se queimar com facilidade, mesmo tendo pouco contato com o sol.

No caso das peles morenas ou ligeiramente morenas, que não são tão sensíveis quanto as brancas, mais ainda assim se queimam facilmente, o mínimo recomendável é o FPS 30, pois a pele já conta com alguma proteção natural.

Já para as peles bastante morenas e negras, que contam com uma proteção natural maior, é possível usar o filtro solar facial com FPS 15, que filtra cerca de 87% dos raios do sol.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply