Como escolher massa corrida?

A massa corrida é um produto responsável por corrigir pequenas imperfeições nas paredes, deixando a superfície lisa e uniforme para receber uma nova pintura.…

A massa corrida é um produto responsável por corrigir pequenas imperfeições nas paredes, deixando a superfície lisa e uniforme para receber uma nova pintura.

A massa corrida é usada para corrigir as imperfeições da parede. (Foto:Divulgação)

Existem muitas opções de massa corrida disponíveis no mercado. No entanto, antes de efetuar a compra em uma loja de materiais de construção, é importante conhecer a qualidade do produto e as indicações de uso.

Escolhendo a massa corrida ideal

Para acertar na escolha do substrato, primeiramente é necessário saber qual o tipo de superfície em que ele será aplicado. A massa corrida é o produto mais escolhido pelos pedreiros, mas não é a única opção para tapar os furos da parede e corrigir outros danos antes do acabamento.

A massa corrida é utilizada para diferentes processos de acabamento, como reboco, amassamento e revestimento. No entanto, é importante saber antes da reforma ou construção, que existem dois tipos básicos do substrato: a massa acrílica e a PVA.

A massa corrida acrílica é ideal para áreas externas. (Foto:Divulgação)

A massa corrida acrílica é ideal para ambientes externos. Ela garante uma cobertura resistente e durável, capaz de suportar as agressões que acometem as paredes do exterior da residência, como a umidade. Já a massa corrida PVA é indicada para ambientes internos, tem grande poder de enchimento, aderência e resistência, desde que não entre em contato com a água.

Um produto que pode substituir a tradicional massa corrida é a massa multiuso, que tem as mesmas funções de revestir, rebocar, nivelar e corrigir imperfeições. O substrato costuma ser um pouco mais caro por causa da sua composição química, mas permite pular etapas no processo de acabamento.

Leia Também:  Jaqueta estilo baseball: modelos, fotos

A massa corrida requer cuidados no armazenamento, caso contrário, ela pode estragar com facilidade. Os fabricantes normalmente recomendam armazená-la em um lugar fresco, coberto, ventilado e longe de fontes de calor.

A massa corrida PVA é recomendada para ambientes internos. (Foto:Divulgação)

A aplicação da massa corrida

1. Lixe bem a parede, removendo a aspereza e deixando a superfície bem nivelada.

2. Utilize uma espátula para aplicar a massa corrida, começando pelos cantos inferiores e superiores da parede.

3. Escolha uma direção para espalhar a massa, pode ser sentido vertical ou horizontal.

4. Com movimentos de vaivém, alise a superfície com a empenadeira, buscando sempre a uniformidade.

5. Aguarde o tempo recomendado pelo fabricante para a massa secar completamente.

6. Aplique a segunda demão de massa corrida da mesma forma.

7. Para dar o acabamento final, utilize uma lixa 180. Procure deixar a superfície completamente lisa e sem rebarbas.

8. Remova a poeira da parede com um espanador.

Top