Chupar dedo: mitos e verdades

Chupar o dedo é um hábito muito comum entre as crianças. Esse ato surge de forma natural e faz parte do desenvolvimento do pequeno.…

Por Editorial MDT em 02/03/2013

Chupar o dedo é um hábito muito comum entre as crianças. Esse ato surge de forma natural e faz parte do desenvolvimento do pequeno. Porém, muitas crianças continuam usando até depois dos anos de idade. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre chupar dedo.

Chupar os dedos é muito comum na infância. (Foto: divulgação)

Chupar o dedo

Apesar de parecer muito bonito ver uma criança chupando o dedo, esse hábito pode ser prejudicial para a vida do pequeno. A sucção é importante para os pequenos até os dois anos de idade e em alguns casos a necessidade é maior. O bebê não suga somente para matar a fome, mas também para saciar a vontade de sugar.

Sendo assim, as mamães não devem ficar preocupadas quando o bebê leva a mão na boca. Afinal, eles começam a conhecer o mundo pela boca. As mamães devem ficar de olho no que as crianças colocam na boca para evitar problemas.

A amamentação ajuda a fazer com que a criança esqueça do dedo. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar o filho a parar de chupar o dedo 

Mitos e verdades sobre chupar dedo

1. Chupar o dedo provoca alterações na arcada dentária.

Verdade. A sucção do dedo pode causar alterações na arcada dentária como mordida cruzada, aberta ou profunda. Dependendo da posição na qual o dedo é colocado na boca ou a força exercida pela mandíbula.

2. Os mordedores ajudam a evitar que a criança chupe o dedo.

Verdade. Para evitar que a criança chupe o dedo, além da amamentação, a mãe deve ter muita paciência. Para tentar retirar esse hábito uma boa dica é oferece os mordedores, pois a criança esquece o dedo por algum tempo.

3. Não se deve interromper a sucção do dedo durante o sono.

Mito. A maioria das crianças já nasce com esse costume desde o ventre da mãe. O ideal é observar durante o sono, e quando ele levar a mão na boca retire com cuidado.

4. Amamentar não ajuda a evitar que a criança chupe o dedo.

Mito. Quando for amamentar a criança, deixe que ele fique sugando por mais tempo. O hábito de levar o dedo na boca é sinal carência afetiva e essa proximidade durante a amamentação ajuda a resolver o problema.

5. O dedo pode ser substituído pela chupeta.

Verdade. O dedo está sempre perto da criança, sendo assim fica mais fácil coloca-lo na boca. A maior parte das chupetas possui formato anatômico e não desenvolve pressão excessiva sobre as estruturas bucais. Dessa forma, elas se tornam menos prejudiciais que os dedos.

Os pais devem retirar o dedo com cuidado enquanto a criança dorme. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar que a criança chupe o dedo, dicas 

O hábito de chupar os dedos pode provocar danos a saúde das crianças. Por isso, é essencial que esse ato seja retirado aos poucos para que não seja traumático para a criança. O ideal é substituir o dedo por outros objetos como mordedores, chupetas ou até mesmo pela amamentação.

 

 

Top