Como ensinar o gato a não arranhar os móveis

A situação é a seguinte: o gato entra dentro de casa e, assim que vê o sofá da sala ou a cadeira do escritório,…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

A situação é a seguinte: o gato entra dentro de casa e, assim que vê o sofá da sala ou a cadeira do escritório, já vai logo arranhando esses e outros móveis pelos cômodos por onde ele passa. Saiba que é possível educar o seu animalzinho de estimação para que ele não faça mais isso. Veja aqui como ensinar seu gato a não arranhar os móveis da casa.

Os gatos arranham por vários motivos ligados à sua natureza (Foto: divulgação)

Leia também: Como ensinar o gato a usar a caixa de areia.

Por que os gatos arranham?

Um dos motivos porque os gatos arranham o que encontram pela frente é para marcar território, deixando, junto da marca do seu arranhão, o seu cheiro. Além disso, fazendo isso eles se esticam e alongam os músculos do corpo. Para o gato, arranhar também o ajuda a lixar e afiar suas unhas, assim como também fazemos com as nossas. Dessa forma, ele retira partes soltas e velhas das unhas.

É preciso educar o gato para que ele deixe de arranhar superfícies proibidas (Foto :divulgação)

Veja também: Como acostumar o gato a tomar banho.

Como ensinar o gato a não arranhar os móveis

Como o gato tem necessidade de arranhar, a melhor maneira de educá-lo para que ele faça isso no lugar certo é disponibilizar para ele arranhadores para gatos. Os pet shops oferecem opções de arranhadores feitos de corda, madeira, carpete e papelão. Faça o teste com cada um desses, até você descobrir qual é o que mais interessa ao seu gato.

Cada vez que o gato utilizar o objeto adequado para arranhar, recompense-o com petiscos, por exemplo, de modo que ele saiba que está sendo incentivado a continuar a arranhar aquele local específico. Assim, os lugares proibidos mantêm-se preservados dele.

Os móveis que o gato comumente costuma arranhar podem ser cobertos com fita adesiva dupla-face, papel-alumínio ou uma toalha com cheiro de vinagre, objetos que tendem a espantar o gato. Faça isso durante algumas semanas, até que ele esteja plenamente acostumado com o arranhador comprado especialmente para ser usado por ele.

Outra sugestão interessante é você manter seu gato ativo, especialmente os mais novos. Como os gatos são animais que dormem muito, se você tiver um tempo para passar brincando com ele, seja com brinquedos específicos ou mesmo se escondendo dele pela casa, grande parte da energia que ele precisar gastar diariamente já vai ser dispersa com essas brincadeiras, fazendo-o ter menos interesse em arranhar os móveis.

Os arranhadores são os melhores substitutos dos móveis para você ensinar seu gato a arranhar no lugar certo (Foto: divulgação)

Top