Como limpar as orelhas de cães e gatos

No dia a dia é comum que o cachorro ou o gato se demonstrem incomodados, podendo até mesmo apresentarem comportamentos estranhos ou ruídos sonoros,…

No dia a dia é comum que o cachorro ou o gato se demonstrem incomodados, podendo até mesmo apresentarem comportamentos estranhos ou ruídos sonoros, de modo que nós donos ficamos muito preocupados por desconhecermos as causas.

Veja aqui as doenças mais comuns em cachorros.

Veja como limpar a orelha do seu bichinho da forma correta (Foto: Divulgação)

Entretanto, o problema pode estar justamente relacionado à audição do animal, uma vez que, caso as orelhas não sejam limpas com frequência, um quadro complexo de infecções pode ser ocasionado aos bichinhos e muitas vezes de difícil cura. Para então cuidar deste problema é ideal saber como limpar as orelhas de cães e gatos de uma forma correta e que não machuque o seu amiguinho. Leia esta matéria e informe-se mais sobre como fazer:

Como limpar orelhas de cães

O ouvido dos cães são regiões muito sensíveis e propensas a desenvolverem uma gama de problemas. O quadro se agrava mais quando espécies como o Cocker ou outros amigos orelhudos passam por períodos quentes, de modo a mergulharem suas cabeças na tigela d’água para se refrescarem. O resultado disso é o calor somatizado à umidade, condições que são perfeitas para o desenvolvimento das bactérias.

Dobre sua atenção em caso de períodos quentes (Foto: Divulgação)

Para limpar as orelhas dos cães, é primordial começar com o uso de uma focinheira, uma vez que o companheirinho estranhará a sua atitude e poderá avançar em você. Para começar você precisará de:

  • Cotonetes;
  • Algodões;
  • Ceruminolítico (produto encontrado em Pet Shops especializados).

Como fazer: Introduza a ponta da embalagem de ceruminolítico no ouvido do animal e despeje algumas gotas do produto. Faça uma massagem com as mãos e deixe que o cachorro sacuda a cabeça para espalhar ainda mais este componente. Em seguida insira um cotonete para limpar os ouvidos do cão em movimentos circulares. Utilize o algodão para retirar os excessos.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre castração de cães e gatos

É importante ressaltar que este produto deve ser usado no máximo uma vez por mês, visto que possui ácido lático e pode prejudicar o canal de audição do cachorro.

Como limpar orelhas de gatos

Para limpar o ouvido do gato é importante que você tenha uma lupa e também uma lanterna de mão. Feito, peça a ajuda de alguém para segurar o rosto do animal enquanto em movimentos suaves você retira a sujeira, porém tomando atenção para não introduzir muito o cotonete e machucar o pet.

Limpe o ouvido do gato com cuidado para não machucar o bichano (Foto: Divulgação)

É muito importante lembrar que um animal em condições saudáveis não tem um ouvido que produz muita cera. Por esta razão é importante fazer uma limpeza periódica e caso note algum odor ou excesso na produção, consulte imediatamente um veterinário.

Leia também: Animais de rua – como ajudar.

Top