Como ensinar autoestima para as crianças

A autoestima é um conceito individual construído ao longo da vida. Na infância os pais e educadores possuem papel fundamental na regulação e promoção…

A autoestima é um conceito individual construído ao longo da vida. Na infância os pais e educadores possuem papel fundamental na regulação e promoção da autoestima nas crianças. Saiba mais sobre o assunto e veja como ensinar autoestima para as crianças.

É importante incentivar a criança sobre as capacidades que ela possui. (Foto: divulgação)

Autoestima da criança

Aquilo que falamos ou deixamos de dizer, a maneira como damos força e o que associamos a valores pessoais de reconhecimento para a criança, com certeza influenciam na construção da autoestima dela. Uma boa estima pessoal é essencial para o desenvolvimento das crianças. É o alicerce de tudo o que faz bem. Além disso, influencia muito no seu futuro.

Os pais devem ouvir, aceitar, disciplinar e criar limites para o  comportamento da criança de forma que contribua para a construção de uma boa autoestima. O pequeno precisa ter decisões independentes para que possa desenvolver uma boa autoestima.

Ele procura afeto, reconhecimento e aprovação das pessoas responsáveis pela sua educação. Quando esses elementos são privados, a criança sofre muito, podendo interferir de forma negativa, ou seja, com baixa autoestima. Confira algumas dicas para melhorar a autoestima da criança.

Os pais devem motivar as crianças e não desmotivá-las. (Foto: divulgação)

Como ensinar autoestima para as crianças

1. Promova o desenvolvimento da autoestima: é essencial aceitar a criança, isso não significa aprovar seus comportamentos errados, mas sim dizer que não gostou de seu comportamento, ao invés de falar que não gosta dela. Esse tipo de atitude faz com que ela passe também a se aceitar, fazendo uma distinção entre o que ela é e a maneira como age.

2. Use palavras de apreciação e admiração: um fator que contribui para o desenvolvimento saudável da criança é a autoestima. Faze-la se sentir apreciada por algo que faz é muito importante. Isso pode ser feito através de elogios para suas habilidades e também quando ela percebe que mesmo diante das dificuldades e falhas, o adulto está ao seu lado.

Leia Também:  Biquínis: como lavar e conservar

3. Promova a decisão na criança: a autoestima pode ser aumentada de mãos dadas com as habilidades para solucionar problemas. Promova a reflexão sobre possíveis soluções de problemas. Tente simular situações para que a criança aprenda a tomar decisões.

4. Seja positivo e evite comentários críticos: é importante não criticar demais e negativamente o pequeno, pois essa atitude influencia negativamente em sua autoestima. o ideal é explicar as situações, ser positivo para que a criança seja influenciada a continuar e não desistir.

A autoestima das crianças deve ser estimulada pelos pais. (Foto: divulgação)

É muito comum encontrarmos crianças com problemas de autoestima. Os pais e educadores possuem papel fundamental no processo de formação da autoestima dos filhos, por isso devem aprender a incentivar e promover a criança nesse quesito.  O ideal é apostar em palavras positivas como elogios e incentivar a tomada de decisões.

Top