Como deixar a hidratação caseira igual a de salão

O cabelo convive com diferentes formas de agressões. Ele pode ser danificado pela poluição, pelo uso excessivo de química ou até mesmo pela maneira…

Por Isabella Moretti em 16/01/2013

O cabelo convive com diferentes formas de agressões. Ele pode ser danificado pela poluição, pelo uso excessivo de química ou até mesmo pela maneira inadequada de pentear os fios. A falta de cuidados diários faz com que as madeixas se tornem opacas, ressecadas e sem brilho.

Em casa é possível realizar uma hidratação capilar parecida com a de salão. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Receitas caseiras de hidratação para cabelos

As mulheres que possuem melhores condições financeiras conseguem ir ao salão de beleza pelo menos duas vezes por mês para realizar uma hidratação nos fios. O cabeleireiro possui produtos específicos e sabe como recuperar a saúde capilar através de tratamentos. Contudo, quem não possui tempo ou dinheiro para ir ao salão, precisa se ‘virar’ com uma hidratação caseira.

Na hora de preparar uma hidratação caseira, é necessário tomar alguns cuidados para não cometer erros. Os principais enganos, como a forma de manipular os produtos e a frequência de aplicação, comprometem os resultados do tratamento.

Hábitos para melhorar o efeito da hidratação caseira

Hidratar o cabelo em casa pode ter resultados positivos, desde que a mulher escolha bons produtos e identifique os nutrientes que os fios necessitam. Quando o tratamento é realizado adequadamente, os fios recuperam o brilho, a maciez, o movimento e a vitalidade.

Veja a seguir algumas atitudes que ajudam a hidratação caseira ficar igual à de salão:

Tratamento a cada 15 dias
Para que o cabelo fique bonito e saudável, não basta fazer uma única hidratação, é importante hidratá-lo pelo menos uma vez a cada 15 dias. As máscaras de tratamento evitam fios quebradiços e também são capazes de recuperar os fios ressecados.

É importante se preocupar com a escolha do produto e a forma de aplicação. (Foto:Divulgação)

Um produto para cada tipo de cabelo
Antes de escolher o produto da hidratação, é válido conhecer as características das madeixas. O tratamento que funciona em um cabelo oleoso não terá um mesmo efeito em fios ressecados e vice-versa. Desta forma, é essencial escolher uma máscara hidratante de acordo com o tipo de cabelo. Um erro na escolha pode resultar um efeito inverso ao esperado.

Preparo dos cabelos antes de hidratar
Antes de aplicar uma máscara hidratante, é necessário lavar bem os fios, utilizando xampu e condicionador específicos para o tipo de cabelo. Durante a lavagem, vale massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos para que os nutrientes possam penetrar.

Nunca o cabelo deve ser lavado com xampu após a aplicação da máscara, pois isto remove boa parte do produto hidratante.

O uso do xampu nunca deve acontecer depois de aplicar a máscara hidratante. (Foto:Divulgação)

Não aplique na raiz
Na hora de aplicar a máscara hidratante, a raiz deve ser preservada, caso contrário o cabelo ficará com um aspecto sujo e oleoso. A hidratação deve ser feita mecha por mecha, do meio dos fios até as pontas.

Remova toda a máscara
Depois de aplicar a máscara hidratante, é necessário aguardar 10 minutos para que ela possa agir. Em seguida, todo produto deve ser removido, sem deixar vestígios. Quando esta etapa do tratamento não é feita adequadamente, os fios ficam mais vulneráveis às agressões.

Veja também: Hidratação caseira para cabelos com progressiva

Top