Exame médico no trabalho: para que serve?

De tempo em tempo todos os funcionários de empresas são convocados para realizar exames médicos. Depois de preencher uma ficha falando sobre as doenças…

De tempo em tempo todos os funcionários de empresas são convocados para realizar exames médicos. Depois de preencher uma ficha falando sobre as doenças atuais e pregressas, o trabalhador passa por uma rápida entrevista com o profissional de saúde. Porém, a maioria das pessoas não sabe para que serve o exame médico no trabalho. Por isso, vamos esclarecer essa dúvida.

O trabalhador que fica muito tempo no computador corre mais riscos de sofrer lesões. (Foto: divulgação)

Exame médico no trabalho

Os exames médicos periódicos, tanto admissionais quanto demissionais, são exigências legais e são feitos de acordo com o risco ocupacional que o trabalho oferece ao colaborador. Quanto menor for o risco, mais espaçados serão os exames.

Se os riscos forem mínimos, o exame deverá ser feito a cada dois anos, tempo máximo permitido por lei. Porém, são poucas as empresas que se encaixam nesse perfil. A periodicidade comum é a anual e os riscos mais comuns são relacionados ao uso do computador.

Ficar sentado por horas pode prejudicar a coluna e também a circulação. A digitação continua pode causar lesão por esforço repetitivo (LER). Os riscos de ergonomia fazer com que os exames fiquem cada vez mais frequentes.

Os exames médicos de trabalho são essenciais para o trabalhador. (Foto: divulgação)

Veja também exames de laboratório, preços, onde fazer 

Para que serve os exames médicos no trabalho

A realização dos exames pode ser anual ou semestral, tendo dois objetivos principais. O primeiro é de proteger a saúde e integridade do trabalhador e o segundo está relacionado com questões trabalhistas. A empresa possui o direito de saber sobre a saúde dos seus trabalhadores, o que é importante para proteger possíveis ações judiciais.

Continuar Lendo  Pacotes viagens feriado 12 outubro 2012

Alguns trabalhadores entram na justiça contra a empresa alegando que o problema de saúde foi adquirido por causa do trabalho que realizou durante anos de serviço. Essa alegação pode ser procedente, mas os exames médicos ajudam a comprovar.

Por esses motivos, você deverá responder se fez alguma cirurgia nos últimos anos, se é fumante ou não, se já sofreu hepatite, se tem doenças pré-existentes, se utiliza medicamentos, se já se acidentou no trabalho e outras perguntas que são essenciais.

Abusos nos exames

Apesar de ser algo legal, algumas empresas passam dos limites ao pedirem exames. Segundo especialistas, nem todas as empresas possuem o direito de exigir exames, como HIV. O exame só poderá ser exigido se for pedido de forma legal e se o profissional estiver concorrendo a uma vaga de riscos de contaminação.

Sendo assim, se o trabalho for a um hospital, é justificável a cobrança da empresa para esse exame. Nesse caso, a empresa pode se negar a contratar o trabalhador que tiver HIV sem que seja configurado preconceito ou discriminação.

O médico faz uma avaliação rápida do trabalhador. (Foto: divulgação)

Veja também exames de rotina para mulher, qual fazer 

Os exames médicos de trabalho são feitos com intuito de oferecer maior qualidade de vida para os trabalhadores e evitar possíveis transtornos judiciais. Eles devem ser feitos periodicamente no máximo a cada 2 anos e, em situações de maior risco, anualmente. Para saber mais informações consulte a empresa na qual presta serviços.

Top