Hidratação caseira para cabelos com progressiva

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um excelente procedimento de cuidados com os fios enfraquecidos pela química é a hidratação caseira para cabelos. Esse é um método mais prático de fortalecer as madeixas sem gastar tanto dinheiro, pois, os ingredientes estão disponíveis em sua casa. Assim, há apenas a necessidade de complementar com um ou outro produto que normalmente são fáceis de serem encontrados em supermercados e farmácias.

O que é uma hidratação caseira para cabelos?

A hidratação caseira para cabelos é feita à base de produtos encontrados em casa, não comprados prontos em lojas de cosméticos. Muitas vezes, para essas hidratações são usados ingredientes dos mais variados tipos, para trazer força e vitalidade aos fios a fim de não sofrerem com os resultados de outras químicas ou ações cotidianas.

É possível usar ingredientes mais naturais, com base em alimentos que todos temos em casa e que fazem efeito, deixando os fios macios e menos porosos. O fato da progressiva, embora seja eficaz para alisar e abaixar o frizz, trazer problemas posteriores, que muitas mulheres serão obrigadas a aturar, demanda mais cuidados com a hidratação.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Quanto mais os fios passarem pela química com o formol, piores serão os resultados. Como sugestão às mulheres, que é o público-alvo que mais usa o químico nos fios, recomendamos que seja feita a hidratação caseira para cabelos com regularidade.

Não é necessário arcar com custos elevados quando se pode misturar os ingredientes em casa. Você não gasta tanto, faz a mistura em pouco tempo e ao passar no cabelo verá melhorias que se equiparam às prometidas por produtos caríssimos.

Para que serve a hidratação caseira para cabelos?

A hidratação caseira para cabelos tem a função de trabalhar para devolver a saúde dos fios capilares. Após uma química tão intensa quanto a progressiva, é normal vermos que as madeixas enfraquecem e perdem a resistência antes de passar pela química.

Caso você tenha notado que os cabelos ficaram porosos, sem vida, quebradiços e embaraçados, seja por aplicação de químicas ou por falta de atenção no dia a dia, a hidratação é necessária.

Qual a melhor receita para hidratação caseira?

Com uma máscara de hidratação caseira para cabelos ressecados e bem danificados, você terá uma receita simples, mas eficaz. Não quer gastar muito? Apresentaremos uma dica que salvará as suas madeixas sempre que receberem o creme. Veja:

RECEITA DE HIDRATAÇÃO
½ xícara de iogurte natural;
¼ xícara de óleo de coco virgem;
1 colher de sopa de mel orgânico;
1 gema de ovo;
Misture os ingredientes.

Esteja com os fios úmidos para aplicar a máscara de hidratação caseira para cabelos, pois, isso garante a absorção dos nutrientes de forma integral. Passe de mecha em mecha, espalhe bem e enluve, porque é o que fará diferença no resultado.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Use uma touca térmica e deixe agir a mistura por até 30 ou 40 minutos. Lave sempre com água fria ou gelada e aplique o seu shampoo usual, para retirar os resíduos dos alimentos do cabelo. Você pode usar o condicionador e máscara do seu kit e usar o finalizador para obter um resultado mais completo.

Opte por deixar secar sozinho, livre de secadores e escovas secadoras que danificam os fios devido ao calor excessivo. Se você está em busca da revitalização capilar, o ideal é não usar aparelhos que esquentam, pois, estes trarão uma aparência enfraquecida ao seu cabelo.

Receita de hidratação com abacate

Agora que você observou uma das principais dicas de hidratação caseira para cabelos com ajuda de um iogurte natural, daqueles que tem poucos ingredientes, apresentaremos uma nova receita. Esta será composta pelo abacate que contém diversos nutrientes que atuam em prol da nutrição capilar e tornarão o fio mais forte.

RECEITA DE HIDRATAÇÃO COM ABACATE
½ Abacate;
¼ Xícara de óleo de semente de uva;
1 colher de mel.

Acrescente os ingredientes no liquidificador, bata todos e coloque-os em um recipiente próprio para as receitas de hidratação caseira para cabelos que você faz. Em seguida, aplique a mistura mecha a mecha, por todo o seu fio úmido, e enluve para obter melhores resultados. Aguarde até 30 minutos e lave como de costume.

Quais são os benefícios da hidratação caseira para cabelos

Cabelo macio, sedoso, com brilho, melhora de porosidade e fortalecimento dos fios. É comum que fique mais solto, com balanço e cheiroso por mais tempo. Além disso, se torna prático de cuidar, e evita que você tenha de passar tempo extra na frente do espelho para deixar as madeixas em ordem.

A hidratação caseira para cabelos é benéfica por trazer resultados precisos em pouco tempo, pois são feitas com ingredientes alimentícios naturais e sem compostos químicos pesados na mistura. Nem sempre um produto caro e famoso trará os mesmos resultados em tão pouco tempo, como muitas pessoas acreditam.

O que acontece ao fazer a progressiva?

No estudo conduzido por Chaves, Avila e Obara, foram apresentadas características da progressiva com formaldeído que fazem mal ao organismo. Não é somente uma questão capilar, porém, abordaremos a respeito do cabelo antes.

Em relação aos fios, os pesquisadores afirmam que “Quando fazemos a utilização do formol em procedimentos estéticos, como as progressivas, esse produto penetra a cutícula do fio capilar, chegando ao córtex, onde se concentra a massa capilar, aminoácidos e ligações dissulfeto, prejudicando-os”.

A pesquisa apresenta dados técnicos de como é a estrutura capilar e como o formol estraga o cabelo. Por mais que seja útil para “desmaiar” o fio e se ver livre das pranchas, frizz e cachos indesejados, a química é muito mais forte que o prescrito.

No entanto, ainda consonante ao estudo, “Esse procedimento, não vem acompanhado apenas de alergias, mas também o couro cabeludo fica mais sensível, podendo ter descamações. Os fios capilares podem ficar danificados e quebradiços. Dermatite, queimaduras, vômitos, dores de cabeça, queda de cabelo, são outros tipos de riscos que o formol pode causar”.

O mais recomendado é fazer o uso de progressivas sem o formol. Hoje em dia, existem modelos dos mais variados no mercado, feitos com ingredientes naturais e que não agridem o cabelo, tampouco o couro cabeludo, e não trazem efeitos sérios como os citados.

O que acontece com cabelo repleto de química que recebe a progressiva?

Esteja ciente que se o seu cabelo já está fraco, terá a possibilidade de apresentar queda intensa e corte químico na raiz ao receber mais química. O fato de se usar produtos com muita química traz problemas à saúde capilar por inteiro.

Caso você tenha tintura no cabelo e esteja com os fios ressecados, o ideal é passar por um ciclo de hidratação regular ou optar por um cronograma capilar. Não passe a progressiva ou outras químicas pesadas no cabelo antes de recuperar sua saúde, porque os efeitos indesejados serão nítidos.

O primeiro passo é trabalhar com a hidratação caseira para cabelos, investir nos cuidados e evitar usar química o tempo todo. Deixe os fios ficarem livres dos compostos agressivos usados e após cerca de dois anos, tempo ideal para que o cabelo recupere sua força, você terá a chance de fazer a progressiva sem formol.

De quanto em quanto tempo fazer a hidratação caseira?

Uma a duas vezes por semana é o mais indicado na hidratação caseira para cabelos com ingredientes simples. Não é necessário fazer todos os dias, porque as madeixas necessitam de um período maior de absorção dos nutrientes e não é recomendável emendar uma hidratação após a outra.

Lave bem o seu cabelo, não use químicas pesadas, nem secadores ou chapinhas com regularidade. Cuide com frequência e lave quando você perceber a necessidade, embora, o ideal é lavá-lo a cada 2 ou 3 dias a depender do estilo de curvatura do fio.

A escova progressiva é um tratamento químico de alisamento que exige muitos cuidados após ser feita nos cabelos (Foto: divulgação).

Os cabelos alisados com qualquer tipo de química necessitam de cuidados diários para manter a saúde dos fios. Uma ótima forma de tratamento para eles são as hidratações caseiras, que além de custarem menos, são muito eficazes. Confira dicas de hidratação caseira para cabelos com progressiva.

Escova progressiva

A escova progressiva é a salvação para a maioria das pessoas que deseja ter os cabelos lisos. Esse método ajuda a reduzir o volume, alisa e seus efeitos são melhores a cada aplicação. Porém, essa técnica utiliza produtos químicos que deixam os cabelos mais fracos, sensíveis e quebradiços necessitando de cuidados especiais após a aplicação.

Para ajudar a deixar os cabelos mais bonitos, sedosos, macios e com vida, nada melhor do que uma boa hidratação caseira. Elas são muito fáceis de serem feitas, custam menos do que as hidratações feitas em salões e podem ser feitas sem sair de casa.

Veja também tintura para cabelos com progressiva, dicas

Dicas de hidratação caseira para cabelos com progressiva

Confira abaixo dicas sobre hidratação caseira para cabelos com progressiva:

1. Hidratante com abacate

Veja os ingredientes, modo de preparo e modo de usar com hidratante com abacate:

  • Ingredientes: meio abacate maduro, 1 gema de ovo, 1 colher de mel de abelha e 1 ampola de arovit.
  • Modo de preparo: misture todos os ingredientes até obter consistência uniforme.
  • Modo de usar: separe os cabelos em pequenas mechas e aplique a mistura por todo o cabelo, fazendo massagens da raiz até as pontas. Coloque uma touca e deixe agir por cerca de 30 minutos. Retire o creme lavando o cabelo com água fria.

O tratamento pode ser repetido uma vez por semana.

A hidratação caseira de abacate é uma ótima opção para cabelos com progressiva (Foto: divulgação).

Curtiu da ideia?

2. Hidratante com babosa

Confira abaixo com Hidratante com Babosa:

  • Ingredientes: 2 folhas de babosa.
  • Modo de preparo: corte as folhas de babosa ao meio e retire apenas a polpa e bata no liquidificador.
  • Modo de usar: separe o cabelo em mechas e aplique sobre os fios, massageando da raiz até as pontas. Coloque uma touca de alumínio e deixe agir por cerca de 20 minutos. Enxágue com água fria.

Você pode repetir o processo 1 vez por semana.

3. Hidratante Natural

Veja os ingredientes, modo de preparo e modo de usar com hidrante natural:

  • Ingredientes: 1 coco verde com água e polpa, 1 colher de chá de óleo vegetal, 3 gotas de girassol, 3 gotas de óleo de semente de uva e 1 colher de sopa de iogurte natural.
  • Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter consistência homogênea.
  • Modo de usar: aplique a máscara sobre os cabelos secos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Coloque touca térmica ou laminada sobre os cabelos. Em seguida lave com shampoo e água fria. Repita o processo uma vez por semana.

Leia também selagem e progressiva, qual a diferença 

Os cabelos com progressiva necessitam de cuidados diários, como as hidratações caseiras (Foto: divulgação).

Os cabelos com progressiva necessitam de cuidados especiais para manter a saúde dos fios. As hidratações caseiras são excelentes formas de devolver o brilho, a maciez, a leveza e a hidratação dos cabelos que foram quimicamente tratados. Elas são muito fáceis de serem feitas e o custo é muito acessível. Aposte nessa ideia e deixe seus cabelos mais bonitos e saudáveis.

Vale a pena?

Vale a pena fazer a hidratação caseira para cabelos pelo fato de você não gastar altas quantias e por ter o resultado de salão em pouco tempo. É um processo bem prático e rápido de ser feito, e garante brilho e maciez por um tempo maior.

Com o Mundo das Tribos você fica por dentro de como cuidar dos cabelos, o que faz bem ou não, e como tratar com carinho dos fios. Dessa forma, você garante que as madeixas estejam sempre fortes e belíssimas para qualquer ocasião.

Leia também:

4 Comentários

  • Vou fazer essa de abacate, vamos ver o resultado, ai venho postar aqui! 😉

  • amei as dicas tenho progressiva no meu cabelo amei as dicas de hidrataçao vou fazer

  • ja usei a mascara de abacate o cabelo fica um espetaculo!usei

  • eu gostei das ideias

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.