Como decorar usando cores quentes

As cores quentes podem ser aproveitadas de diferentes formas na decoração e tornar os ambientes mais aconchegantes. Na hora de pensar no projeto, o…

Por Isabella Moretti em 16/12/2011

Cores quentes deixam os ambientes mais alegres e energizados.

As cores quentes podem ser aproveitadas de diferentes formas na decoração e tornar os ambientes mais aconchegantes. Na hora de pensar no projeto, o morador precisa levar em conta as combinações, as necessidades do espaço e o estilo predominante.

Entre as principais cores quentes exploradas na composição de ambientes, destacam-se o vermelho, laranja e amarelo. Os tons são energéticos e influenciam no comportamento das pessoas. O dinamismo das tonalidades depende muito da incidência de luz, que vai reforçar ou limitar a temperatura da cor.

O significado das cores quentes

Estudos já comprovaram que as cores influenciam na psicologia humana, por isso é necessário usá-las com muito cuidado ao decorar ambientes. Os tons quentes são vibrantes, estimulantes, alegres e otimistas, se opondo as cores frias, que se caracterizam pela tranquilidade e relaxamento.

Vermelho

Sala de estar decoraca com cores quentes e elementos tropicais.

O vermelho é uma cor poderosa para se usar na decoração, mas o seu efeito depende muito do contexto. Por exemplo, quando a cor é trabalhada na cozinha ou sala de jantar, ela consegue estimular a fome das pessoas. O vermelho também tem um efeito maravilhoso na decoração de estabelecimentos comerciais, como o restaurante.

No quarto de casal, o uso do vermelho vai reforçar a ideia de sentimentos fortes, como a paixão. Em outros ambientes, a cor estimula a energia, coragem e poder. Um cômodo com uma parede em vermelho ou detalhes no tom não faz mal a ninguém, mas é recomendado conter os exageros. Por exemplo, o excesso de vermelho em um espaço pode intensificar o egoísmo, a violência e insensibilidade.

Amarelo

O amarelo remete a figura do sol, por isso ele traz energias positivas ao ambiente. Como se trata de uma cor que alimenta o ego, não pode ser usada com exagero. Busque a combinação com as cores frias e neutras para conseguir explorar o que o amarelo apresenta de melhor.

Quando explorada na proporção certa, o amarelo contribui com a abertura da mente para novas ideias. É uma cor que transmite calor e favorece a luz do ambiente. É recomendado tomar muito cuidado com a combinação amarelo e branco, pois pode estimular a insegurança.

Amarelo presente na decoração do quarto.

Laranja

O laranja estimula a comunicação entre as pessoas e leva alegria para os ambientes. Trata-se de uma cor forte, vibrante, que aumenta a confiança das pessoas e acrescenta um toque de personalidade aos cômodos.

Outro estímulo bem claro do laranja está relacionado à criatividade e a vitalidade. A cor se apresenta como uma das mais quentes porque resulta da mistura entre vermelho e amarelo, por isso ela vai proporcionar mais movimentos aos ambientes decorados. Apesar dos benefícios, o tom precisa ser usado com cautela para não despertar a sensação de desamparo. Vale lembrar que o azul é uma cor fria que combina bem com o laranja.

Use as cores quentes na decoração e transforme os cômodos da casa.

Top