Dicas para tomar mais água ao longo do dia

A água é essencial e disso todos sabem, muito bem. Porém, também é preciso ter em mente que o ato de tomar água não…

A água é essencial e disso todos sabem, muito bem. Porém, também é preciso ter em mente que o ato de tomar água não pode se restringir apenas aos momentos em que se sente muita sede. Quando uma pessoa percebe que está precisando deste líquido, isto já é um sinal de que o corpo está mais desidratado do que se pensa. Perdemos água com muita facilidade, principalmente no verão, quando transpiramos muito mais. Que é preciso tomar ao menos oito copos de água, diariamente, já é conhecido por todos. Porém, muitos sentem dificuldades em cumprir essa meta e acabam matando a sede apenas quando o corpo dá sinais de que está realmente precisando se hidratar. Portanto, selecionamos algumas dicas para tomar mais água ao longo do dia, de forma que isso se transforme num hábito, pois ele é necessário.

É necessário tomar 8 copos diários, que equivalem a dois litros (Foto: Divulgação)

Por que tomar 2 litros de água por dia?

Esta é a quantidade diária, necessária à saúde e ao bem estar. Porém, não adianta pensar que tudo isso deve ser consumido, de uma vez. A ingestão deve ser dividida, ao longo do dia. O hábito auxilia na digestão, hidrata a pele e os cabelos, elimina as toxinas do corpo, melhora o funcionamento do cérebro (melhorando, por exemplo, a concentração), auxilia o funcionamento do intestino, além de outros inúmeros benefícios. Portanto, é imprescindível tomar mais água durante o dia, já que à noite isso pode atrapalhar o sono, pois será preciso se levantar, muitas vezes, para urinar.

Adicionar sabores à água pode torná-la mais atrativa (Foto: Divulgação)

Dicas para tomar mais água

Primeiramente, a dica é forçar-se ao hábito, logo ao se levantar. Ainda em jejum, tome um copo de água e, somente após alguns minutos, tome o café da manhã. Isso irá ajudar o corpo e despertar e não irá atrapalhar a primeira refeição do dia. É comum as pessoas tomarem o café e saírem para trabalhar, quando nem se lembram mais de água.

Leia Também:  Comidas mais indicadas para emagrecer

Tenha o hábito de carregar uma garrafinha, na bolsa ou na mochila. Leve-a a todos os lugares e reabasteça-a, frequentemente. É muito mais fácil ingerir água, tendo uma fonte, ao lado. Se possível, é ainda melhor ter várias delas. Tome água, a todo momento, enchendo a garrafinha, de hora em hora.

Ter uma garrafinha, às mãos, estimula o consumo de água (Foto: Divulgação)

Outra dica é ingerir um copo de água antes de qualquer refeição, até porque consumir alimentos quentes e tomar líquidos frios, depois, não é bom para o organismo. Seguindo este pensamento, é bom beber água quando se sente fome. Muitas vezes, o corpo dá sinais de desidratação que podem ser confundidos com a sensação de fome. Hidrate-se e veja como a ansiedade por comida diminui.

Para finalizar nossas dicas, tome água com rodelas de limão ou pedacinhos de fruta, folhas de hortelã e dê um gostinho diferente ao líquido. Isso pode incentivar você a consumir mais água.

Veja mais detalhes sobre a importância da água: Razões para beber água

Emagreça, tomando água: Dieta de água com limão – como fazer

 

Top