Como cuidar do cabelo depois do banho de mar

Tomar um banho de mar é uma excelente maneira de entrar em contato com a natureza, se divertir e refrescar bastante. Entretanto, a água…

Por Editorial MDT em 07/01/2013

Tomar um banho de mar é uma excelente maneira de entrar em contato com a natureza, se divertir e refrescar bastante. Entretanto, a água salgada e a exposição ao sol oferecem perigos à saúde para os quais nem todas as pessoas se atentam. Saiba como cuidar do cabelo depois do banho de mar e passe a se divertir sem medo de ficar com os cabelos ressecados e sem vida.

Entenda como cuidar dos cabelos antes e depois da praia.

Chapéus e leave-in com filtro solar ajudam a proteger as madeixas. (Foto: divulgação)

Do mar para o chuveiro

É importante ter em mente que a primeira coisa a se fazer depois de curtir uma tarde refrescante dando mergulhos no mar é que é essencial tomar um bom banho de chuveiro, para eliminar os resíduos de sal e outras substâncias nocivas dos fios e evitar que eles ressequem e fiquem cheios de pontas duplas.

Hidratando os fios

Logo após o banho é muito importante hidratar o cabelo, aplicando um creme específico para o tipo de cabelo. Em seguida é só aguardar o tempo expresso na embalagem e enxaguar bem. Uma boa recomendação é que pessoas com cabelo fino e oleoso devem dar preferência para cosméticos mais leves, para os fios não ficarem com a aparência suja. Quem preferir também pode utilizar máscaras reparadoras noturnas, e a maioria não necessita de enxague pela manhã.

Acabando de vez com os resíduos

Pessoas que costumam ir à praia com frequência devem ter alguns cuidados extras com os fios, pois o contato constante com a areia, sol e sal marinho faz com que o cabelo acumule sujeira, adquirindo uma aparência sem vida e mal cuidada.

Ao sair da praia, a primeira coisa a ser feita é lavar bem o cabelo. (Foto: divulgação)

A maneira de devolver a vida aos fios é realizando uma limpeza profunda, que pode ser facilmente executada com o auxílio de xampu antirresíduos. O uso de apenas uma vez na semana é o suficiente para garantir bons resultados, enquanto o uso diário pode até mesmo danificar os fios. Cabelos muito ressecados ou que foram submetidos à coloração devem ser lavados com o produto apenas 1 vez a cada 15 dias.

Protegendo os fios

Para poder curtir a praia sem ter medo de estragar as madeixas, é muito importante cuidar dos fios constantemente, até mesmo na areia, à beira do mar. Isso não significa que é necessário ficar aplicando algum produto continuamente, mas uma boa forma de garantir um cuidado duradouro é lavando os fios com xampu e condicionador que tenham filtro solar. Enquanto estiver ao sol, outra dica eficiente é proteger o cabelo mantendo os fios presos com coque ou trança, sem se esquecer de utilizar chapéus, lenços e leave-in com filtro solar.

Veja alguns modelos de saída de praia 2013.

Com alguns cuidados simples é possível curtir o mar sem se preocupar em danificar o cabelo. (Foto: divulgação)

Com alguns cuidados simples é possível proteger o cabelo das agressões do sol e do mar, mantendo o brilho natural das madeixas e prevenindo vários problemas capilares.

Top