Como cuidar do cabelo antes e depois da praia

Já estamos na época em que os banhos de mar e piscina são frequentes. É justamente agora que os cabelos começam a sofrer. Fatores…

Já estamos na época em que os banhos de mar e piscina são frequentes. É justamente agora que os cabelos começam a sofrer. Fatores como o sol (em primeiro lugar), cloro, vento e o sal da água marinha são os campeões em prejuízos para as madeixas. Eles queimam e desidratam os fios, fazendo com que adquiram uma aparência muito ruim. É preciso, portanto, aumentar os cuidados com a cabelereira, afinal, ninguém quer ficar com os cabelos parecendo uma piaçava, não é? Quem vai fazer passeios à beira mar, bem como quem gosta de passar o dia na praia, tomando banhos marinhos sucessivos, deve prestar muito atenção e investir em produtos adequados à proteção dos fios, sejam eles louros, castanhos, lisos ou crespos. Por isso, selecionamos s principais cuidados com o cabelo antes e depois da praia, a fim de evitar que estes se ressequem e se queimem.

Chapéus, lenços e bonés deixam o visual estiloso e protegem os cabelos (Foto: Divulgação)

Como cuidar antes

Os cuidados devem começar antes da ida à praia. Os cabelos, tal como a pele, são prejudicados pelo sol e pelo mar. Se não forem protegidos, irão se queimar. Portanto, deve-se investir em um bom protetor solar para o cabelo. Ainda dentro de casa, é preciso aplicar o produto para que seu efeito já tenha início, antes de ir à praia. O procedimento é ainda mais importante para as pessoas que costumam ficar com os cabelos soltos, enquanto se bronzeia, pois os fios ficam sem proteção alguma. No caso daquelas que preferem prender os cabelos, basta fazê-lo, com elásticos que não apertem demais os fios, pois a tração favorece a quebra destes, principalmente quando estiverem molhados.

Quem gosta de ficar com os cabelos soltos deve ter ainda mais cuidado (Foto: Divulgação)

Uma dica importantíssima e muito conhecida por todos é apostar em bonés, chapéus ou lenços, como forma de proteger os cabelos contra o sol. Embora muitas não gostem, o visual fica estiloso e, de quebra, evita que os fios sofram.

Leia Também:  Aprenda a decorar a casa com móveis antigos

Também é importante carregar um hidratante para cabelos, na bolsa de praia. Os do tipo leave-in, oleosos, cremosos ou em spray, servem para desembaraçar os fios, nos intervalos entre os mergulhos. Com a ajuda de um pente (de preferência com cerdas de madeira), é preciso penteá-los, todas as vezes em que molhá-los. Isso os manterá arrumadinhos, facilitando sua lavagem e desembaraço, na hora do banho. Assim, evita-se a quebra dos cabelos.

Como cuidar depois

No sol ou mar, os cabelos sofrem, assim como a pele (Foto: Divulgação)

Ao voltar para casa, é importante lavar bem os cabelos, com shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo. Quem frequenta muito a praia pode usar um shampoo de limpeza profunda, semanalmente, para a retirada completa dos resíduos de outros produtos. Quem foi passear no litoral, por tempo limitado, também pode fazer isso. Se possível, também é muito bom lavar os cabelos com água termal, como forma de hidratar os fios.

Para finalizar, os cuidados com os cabelos depois da praia devem ser mais intensos, em relação à hidratação. Eles sofreram com o calor e o sol, além do sal marinho. Hidrate-os, semanalmente, até que adquiram seu aspecto normal.

Veja em quais produtos investir: Produtos para usar nos cabelos antes, durante e depois do sol

Aprenda a cuidar do corpo todo: Cuidados antes e depois do sol

 

Top