Fases da gestação: quais são

Logo no começo, a futura mamãe já tem uma certeza de que terá de conviver com a complicada gangorra de emoções da gestação. Muitas…

Logo no começo, a futura mamãe já tem uma certeza de que terá de conviver com a complicada gangorra de emoções da gestação. Muitas mudanças ocorrem nesse período, sinais de que o feto está se desenvolvendo. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são as fases da gestação.

Durante a gestação é preciso ter alguns cuidados. (Foto: divulgação)

Gestação

A gravidez é um momento muito especial na vida das mulheres. Porém, nem sempre ela é tão rósea quanto parece. Existem várias mudanças físicas, hormonais, misturadas com insegurança e ansiedade, sentimentos que sempre acompanham as novas situações.

A gestação é sinal de lidar com algo novo, desconhecido, onde a mulher fica mais sensível, apreensiva e chorosa. O período gestacional dura 4 trimestres, sendo que durante 9 meses dentro da barriga e 3 no colo.

Cada fase possui uma característica específica. (Foto: divulgação)

Quais são as fases da gestação

1. Primeiro mês: nesse período a gestante mal percebe que está grávida. Os principais sintomas são muito semelhantes à TPM, sendo mais intensos. Os sintomas mais comuns são interrupção da menstruação, desconforto abdominal, dor e sensibilidade nas mamas.

2. Segundo mês: o sistema neurológico é alterado devido a produção hormonal, o resultado é uma profunda sonolência, diminuição dos reflexos e até insônia. As mamas começam a ficar mais doloridas e a vontade de fazer xixi é constante. É nesse período que começam os enjoos, náuseas e vômitos.

3. Terceiro mês: a gestante pode apresentar sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, já que o volume de sangue aumenta para que o organismo supra as necessidades do bebê. As enxaquecas podem ser constantes. A pressão tende a ficar baixa por causa do aumento do volume sanguíneo.

Continuar Lendo  Blazer e Bermuda - Tendência Masculina para o Verão 2012

4. Quarto mês: ocorre escurecimento da pele, principalmente nas regiões genitais, mamilo e rosto devido a produção de melanina aumentada. As manchas escuras na face são comuns. As mamas ficam maiores e a dor nelas diminui.

5. Quinto mês: a pele ganha uma pequena penugem e os pelos crescem mais rápido. Algumas mulheres reclamam que a pele fica mais oleosa. É nessa fase que alterações de postura ocorrem, resultando em dores lombares. Além disso, podem surgir desconfortos gastrointestinais, especialmente azia.

6. Sexto mês: é o mês mais tranquilo para a gestante. A barriga fica mais evidente, a gestante pode ter varizes devido a sobrecarga nas pernas. Por isso, é essencial consultar o médico e usar meias elásticas. Nesse mês, os cuidados com a pele devem ser redobrados para evitar estrias. O ideal é apostar em cosméticos que podem ser usados durante a gravidez.

7. Sétimo mês: a gestante deve fazer uma nova bateria de exames. É essencial ficar atenta para possíveis inchaços. Se ele ocorrer, o médico deverá ser avisado. Os reflexos ficam mais lentos, por isso a mãe deve evitar atividades como dirigir. O ideal é procurar uma posição em que fique confortável na hora de relaxar ou dormir.

8. Oitavo mês: as dores lombares aumentam nesse período. A gestante também sente dores nas pernas, pés devido ao peso que está carregando. A retenção de líquidos e o inchaço aumentam. A ansiedade para o parto fica ainda maior.

9. Nono mês:o corpo começa a se preparar para o parto. A bexiga fica mais baixa e com isso aumenta a vontade de ir ao banheiro. A futura mamãe também sente uma pressão no quadril, já que a pélvis já está se preparando para o parto. A barriga vai descer e as contrações começaram a surgir.

Os cuidados na gestação devem ser redobrados. (Foto: divulgação)

A gestação apresenta algumas características específicas. Nesse período os cuidados devem ser redobrados com as doenças mais comuns durante a gravidez . A gestante deve realizar a consulta com pré-natal para saber mais orientações.

Continuar Lendo  Victoza para emagrecer - informações, riscos

Top