Iluminação para quarto de bebê: dicas

O quarto do bebê necessita de uma decoração leve, confortável e delicada. Para valorizar estes fatores importantes no ambiente, os pais investem na compra…

Quarto de bebê com iluminação aconchegante e estratégica.

O quarto do bebê necessita de uma decoração leve, confortável e delicada. Para valorizar estes fatores importantes no ambiente, os pais investem na compra de móveis, têxteis e acessórios infantis, além de criar um acabamento temático nas paredes. Entretanto, eles acabam se esquecendo de um aspecto de extrema importância na hora de decorar: a iluminação.

A iluminação correta para o quarto do bebê

Sem a luz apropriada, os elementos decorativos do quarto do bebê não possuem o mesmo destaque no ambiente. A ausência de uma iluminação bem planejada também pode desencadear desconforto e prejudicar a tranquilidade tão importante para a criança nos primeiros meses de vida.

O projeto de iluminação do quarto do bebê deve considerar as necessidades do pequeno morador da residência. Ele deve cumprir com a proposta estética e funcional, ou seja, colaborar com a identidade visual do ambiente, mas também se adequar as normas de segurança e comodidade.

O quarto do bebê necessita de luz artificial e luz natural na dose certa.

A iluminação é esteticamente viável quando ela melhora o efeito dos elementos decorativos e acrescenta um toque de personalidade ao espaço. Já no ponto de vista funcional, a iluminação correta facilita os cuidados com o bebê, como é o caso da amamentação e das trocas de fralda.

Além da luz artificial, o quarto do bebê também tem acesso à claridade natural pela janela. Como nos primeiros meses de vida a criança é muito sensível, é importante tomar cuidado com a incidência direta dos raios solares.

Veja também: Luminárias decorativas para quartos de bebê

Dicas para a iluminação do quarto do bebê

1. Evite uma luz principal muito forte no quarto do bebê, pois isso pode atrapalhar o sono e até deixá-lo irritado.

Leia Também:  Nome de grifes internacionais: como pronunciar

2. Escolha um tipo de luz cuja intensidade permite que o bebê durma tranquilamente a noite toda.

3. Na área onde é realizada a trocas de roupas e fraldas vale apostar numa iluminação direta. Já o recurso de luz indireta é indicado para fazer os cuidados noturnos, pois ele não ofusca os olhos do bebê.

4. Monte o projeto de iluminação somente depois que o layout do quarto estiver pronto, assim fica mais fácil explorar os efeitos de cada tipo de luz.

5. Use cortinas nas janelas que sejam capazes de proteger o bebê da luz do sol que entra no quarto.

Nichos iluminados na parede.

6. Os acessórios que garantem a luz artificial do quarto do bebê são encontrados a venda em vários modelos delicados e modernos, como é o caso das luminárias pendentes e dos abajures. Nos projetos mais modernos, vale elaborar uma iluminação charmosa e diferente, como é o caso da criação de nichos iluminados na parede.

Você também vai gostar de ler: Saiba como decorar quarto infantil e ganhar espaço

Top