Saiba como conseguir atestado pelo INSS por causa da Covid

redacao b 16/08/2021 Programas do Governo

Se você é um dos trabalhadores que se infectaram com o coronavírus saiba como conseguir atestado pelo INSS, para ter direito ao auxílio-doença. Quem teve sequelas da doença poderão permanecer afastados até se recuperarem por completo. f


No entanto, essa solicitação deverá ocorrer do 15° dia afastado em diante, conforme a regulamentação do auxílio-doença e será necessário passar por um médico do INSS, que constatará os problemas de saúde.

Mesmo os casos com Covid-19 deverão ser analisados pelo médico perito, caso esteja impossibilitado de trabalhar e realizar suas funções.

Saiba como conseguir atestado pelo INSS por causa da Covid

Imagem do Portal COVID do INSS

Como é um atestado pelo INSS

A contaminação pelo coronavírus ocorre apenas até o décimo dia e após esse período já não será possível ser contaminado. De todo modo, o trabalhador deve ser afastado com laudo médico assinado e que informe a CID e o tempo de repouso. A partir do 16° dia, quem estará pagando esse beneficiário será o próprio INSS

Se conseguir atestado pelo INSS é possível ficar totalmente livre do trabalho?

O empregado fica livre de suas funções exercidas na empresa quando é declarado pelo médico e assinado pelo mesmo que não há possibilidades de realizar qualquer tipo de trabalho. Dessa forma, esse empregado será afastado até estar bem.

Inclusive, o trabalhador não poderá ser demitido em um período de 12 meses e o empregador continuará pagando os 8% do FGTS. 

Brasil e a Covid-19

No ano de 2020, o mundo conheceu as consequências de um vírus mortal que ceifou diversas vidas. A gravidade da doença, em sua fase inicial, era desconhecida por muitos e a falta de cuidados gerou mais de 565 mil mortes no Brasil.

Quem precisava trabalhar porque não havia possibilidades de parar, se infectou com o vírus e o nível de contaminação aumentou em níveis astronômicos.

Os Estados Unidos e Índia lideram os primeiros lugares e o Brasil aparece um pouco mais atrás, com alto grau de contaminados. As mortes causadas pelo Covid-19 no país tupiniquim estão apenas atrás do país americano, com o México em terceiro.

Para os que não tiveram a doença e não sabem quais os sintomas do Covid-19, alguns dos mais comuns e tidos por diversas pessoas foram a perda de paladar, febre, tosse seca e cansaço. Quem tiver os graus leves e moderados da doença não necessitarão de intervenção médica.

Com a chegada das vacinas Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen, os níveis de contaminação estão cada vez menores desde o dia 3 de janeiro. O menor número de mortes até o dia 16 é de 385. 

O total de infectados por COVID

O total de infectados no Brasil chegou à marca de 20.364.099 e, de acordo com o governo federal, 19.618.630 pessoas conseguiram se recuperar do Covid e outras 576.411 são acompanhadas. 

Vale ressaltar que com a vacinação estando a todo vapor, os níveis de contaminação e mortes estão diminuindo de maneira mais rápida. Além disso, morrer após receber a vacina é raro e cerca de 49,6 milhões de brasileiros estão 100% imunizados.

Economia brasileira após o COVID 19

Quanto à economia, o Brasil é um dos países que mais foi afetado pela pandemia nessa área, e se recuperar não será algo tão fácil. Vale ressaltar que no ano de 2020, o comércio teve de ser fechado para evitar contaminação e ser possível controlar o vírus.

De acordo com economistas, recuperar a renda per capita após dois anos enfrentando a pandemia deverá ser rápida em países que possuem economia avançada, ao contrário dos países emergentes. Essas economias demorarão cerca de dois anos para conseguirem se recuperar por completo dos danos causados pela Covid-19.

Será necessário ter uma atenção maior nas áreas de produção e investimentos. Através da educação e infraestrutura será possível ter potencial para crescer um pouco mais depressa.

Uma das áreas mais afetadas nesses dois anos de pandemia, foi o mercado de trabalho que é um dos principais setores econômicos do Brasil, correspondente a cerca de 60% do PIB e é o setor que mais emprega no país. 

PIB significa Produto Interno Bruto e tem como finalidade medir a atividade econômica dos países como se fosse um termômetro. Se o PIB for maior em um país X, maior será sua movimentação.

Outros artigos

3 app de dieta para perder peso

21/05/2018

3 app de dieta para perder peso

Hoje em dia, os aplicativos, tem um grande papel na vida das pessoas, eles servem para vários objetivos, um deles é a perda de peso. Isso mesmo, os aplicativos ajuda...

Penteados para o verão 2012

23/12/2011

Penteados para o verão 2012

[caption id="attachment_361733" align="aligncenter" width="555" caption="A moda para os cabelos no verão 2012 promete agradar a todos os gostos"][/caption] O verã...