INSS - o que é, benefícios

INSS – o que é, benefícios

Durante anos, o trabalhador brasileiro mesmo tendo de trabalhar duro, dispõe da ajuda do Governo Federal com a concessão de vários benefícios através do…

Por Redacao em 05/01/2016

Durante anos, o trabalhador brasileiro mesmo tendo de trabalhar duro, dispõe da ajuda do Governo Federal com a concessão de vários benefícios através do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – o que é, benefícios.

INSS - o que é, benefícios (Foto: Divulgação)

INSS – o que é, benefícios (Foto: Divulgação)

 

INSS – o que é, benefícios

Os benefícios, criados há muitos anos, servem como auxílio para que o trabalhador possa ter algum tipo de renda, enquanto estiver passando por algum tipo de dificuldade como, por exemplo, deficiência física permanente ou momentânea, acidentes ou outros problemas. Mas, muitas pessoas ainda não conhecem o INSS – o que é, benefícios em seus detalhes, ou seja, não sabem qual sua real finalidade e como funcionam os vários tipos de benefícios concedidos. Vamos aprender juntos?

Confira mais informações aqui: Crédito Consignado INSS

As contribuições feitas para o INSS são realizadas mensalmente. (Foto: MdeMulher)

As contribuições feitas para o INSS são realizadas mensalmente. (Foto: MdeMulher)

O que é o INSS?

O INSS é um tipo de seguro cujo objetivo é garantir a renda do contribuinte e de sua família em alguns casos como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Ou seja, o benefício chega num momento em que é preciso proporcionar maior tranquilidade para o trabalhador que contribui com o órgão. As contribuições feitas para o INSS são realizadas mensalmente, por quem trabalha no mercado informal ou formal. Dentre alguns dos principais benefícios do INSS, concedidos pela Previdência Social, destacam-se:

Aposentadoria especial (Foto:MdeMulher)

Aposentadoria especial (Foto:MdeMulher)

Aposentadoria especial

É um benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições que prejudicaram sua saúde ou à sua integridade física. Para que você possa ter direito à aposentadoria especial, é necessário comprovar para a Previdência que tem direito a este benefício, através de exames. Outro ponto que deve ser comprovado é o tempo de trabalho que você ficou exposto aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos etc. Após a avaliação e aprovação do médico da Previdência, você poderá receber o benefício.

Aposentadoria por idade (Foto: MdeMulher)

Aposentadoria por idade (Foto: MdeMulher)

Aposentadoria por idade

Este benefício tem como critério a idade. Para os trabalhadores do sexo masculino, a aposentadoria é concedida a partir dos 65 anos. Para as mulheres é a partir dos 60 anos de idade. Já para quem trabalha no campo, ou seja, os trabalhadores rurais podem pedir o benefício com cinco anos a menos, ou seja, a partir dos 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

Veja aqui também: Aposentadoria Especial INSS

O INSS concede auxílio doença (Foto: MdeMulher)

O INSS concede auxílio doença (Foto: MdeMulher)

Auxílio doença

O Auxílio Doença é concedido ao segurado que em decorrência de algum problema de saúde, incluindo acidentes físicos, fica impedido de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. Para os que trabalham no mercado formal, ou seja, com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, com exceção do empregado doméstico. A partir do 16º dia de afastamento do trabalho, é a vez da Previdência Social continuar pagando o benefício ao trabalhador.

Mulheres grávidas tem direito ao auxílio maternidade concedido pelo INSS (Foto: MdeMulher)

Mulheres grávidas tem direito ao auxílio maternidade concedido pelo INSS (Foto: MdeMulher)

Auxílio acidente

O Auxílio Acidente é concedido ao trabalhador que sofre algum tipo de acidente em seu trabalho e fica com alguma sequela. Este auxílio também é concedido para trabalhadores que recebiam auxílio doença. Têm direito a receber este benefício o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurado especial.

Portanto, para conhecer mais detalhes, acesse o site www.mpas.gov.br e fique por dentro de tudo!

Top