Prova de Vida do INSS volta ser obrigatória: confira o calendário

PUBLICIDADE

A prova de vida realizada pelo INSS, todos os anos, teve uma breve pausa no período da pandemia de Covid 19, mas agora ela está de volta e é obrigatória. As pessoas que não fizerem a prova de vida podem ter a sua remuneração cancelada. Porém, um novo calendário está disponível para que os aposentados e pensionistas do INSS possam fazer a prova de vida.

meu inss

O calendário para fazer a prova de vida vai até o mês de dezembro, visto que a mesma estava suspensa desde o ano de 2020, por causa da pandemia de Covid 19.

Desde o dia 01 de junho de 2021 a prova de vida voltou a ser obrigatória para pensionistas e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A prova de vida é realizada com o objetivo de que não haja fraude nos pagamentos e dessa forma poder garantir a manutenção do benefício pago.  Desde março de 2020 a prova de vida deixou de ser exigida, em decorrente da pandemia.

PUBLICIDADE

Com o “novo normal”, que estamos vivendo, alguns serviços essenciais tiveram que ser retomados, como a prova de vida, que é fundamental para garantir que todos que dependem do seguro social possam receber.

Como será feita a prova de vida?

A prova de vida poderá ser feita diretamente no banco onde o segurado recebe, ou se tiver condições, poderá fazer em casa através do aplicativo. De acordo com Leonardo Rolim, presidente do INSS, cerca de 24 milhões de segurados, dos 35 milhões existente, já fizeram a prova de vida. O que falta é em média 11 milhões de pessoas para regularizar a sua situação no Instituto Nacional do Seguro Social.

prova de vida digital

Prova de vida presencial

O modelo presencial é realizado no banco que o segurado recebe, no entanto, os segurados que já tiverem a biometria cadastrada, poderão fazer nos caixas eletrônicos. Existem bancos que aceitam qualquer tipo de transação feita, como prova de vida, entre elas o extrato bancário retirado em um caixa eletrônico.

Quem não tiver a biometria, poderá se dirigir a agência onde recebe para fazer a prova de vida, no entanto, é preciso agendar o dia e horário para que não haja aglomerações na agência.

PUBLICIDADE

Prova de vida em domicílio

Para fazer a prova de vida em domicílio, onde um representante do banco se dirige até a residência do segurado é preciso que esteja entre os casos citados abaixo:

Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover

Todos os segurados, que sejam maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

Esse é um direito garantido do aposentado ou pensionista, segundo Fernanda Spoto Angeli Veloso, coordenadora do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Os segurados que não podem ir até a agência ou a um caixa eletrônico, deverão ligar para o telefone 135, ou poderão acessar o Meu INSS, e agendar a prova de vida em sua residência.

PUBLICIDADE

Se tiver alguma dúvida, você também poderá ligar para a agência do INSS no número 135.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.