Prova de Vida do INSS volta ser obrigatória: confira o calendário

bety 21/07/2021 Notícias

A prova de vida realizada pelo INSS, todos os anos, teve uma breve pausa no período da pandemia de Covid 19, mas agora ela está de volta e é obrigatória. As pessoas que não fizerem a prova de vida podem ter a sua remuneração cancelada. Porém, um novo calendário está disponível para que os aposentados e pensionistas do INSS possam fazer a prova de vida.

meu inss

O calendário para fazer a prova de vida vai até o mês de dezembro, visto que a mesma estava suspensa desde o ano de 2020, por causa da pandemia de Covid 19.

Desde o dia 01 de junho de 2021 a prova de vida voltou a ser obrigatória para pensionistas e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A prova de vida é realizada com o objetivo de que não haja fraude nos pagamentos e dessa forma poder garantir a manutenção do benefício pago.  Desde março de 2020 a prova de vida deixou de ser exigida, em decorrente da pandemia.

Com o “novo normal”, que estamos vivendo, alguns serviços essenciais tiveram que ser retomados, como a prova de vida, que é fundamental para garantir que todos que dependem do seguro social possam receber.

Como será feita a prova de vida?

A prova de vida poderá ser feita diretamente no banco onde o segurado recebe, ou se tiver condições, poderá fazer em casa através do aplicativo. De acordo com Leonardo Rolim, presidente do INSS, cerca de 24 milhões de segurados, dos 35 milhões existente, já fizeram a prova de vida. O que falta é em média 11 milhões de pessoas para regularizar a sua situação no Instituto Nacional do Seguro Social.

prova de vida digital

Prova de vida presencial

O modelo presencial é realizado no banco que o segurado recebe, no entanto, os segurados que já tiverem a biometria cadastrada, poderão fazer nos caixas eletrônicos. Existem bancos que aceitam qualquer tipo de transação feita, como prova de vida, entre elas o extrato bancário retirado em um caixa eletrônico.

Quem não tiver a biometria, poderá se dirigir a agência onde recebe para fazer a prova de vida, no entanto, é preciso agendar o dia e horário para que não haja aglomerações na agência.

Prova de vida em domicílio

Para fazer a prova de vida em domicílio, onde um representante do banco se dirige até a residência do segurado é preciso que esteja entre os casos citados abaixo:

Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover

Todos os segurados, que sejam maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

Esse é um direito garantido do aposentado ou pensionista, segundo Fernanda Spoto Angeli Veloso, coordenadora do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Os segurados que não podem ir até a agência ou a um caixa eletrônico, deverão ligar para o telefone 135, ou poderão acessar o Meu INSS, e agendar a prova de vida em sua residência.

Se tiver alguma dúvida, você também poderá ligar para a agência do INSS no número 135.

Outros artigos

Cabelos grossos: como cuidar, dicas

11/01/2013

Cabelos grossos: como cuidar, dicas

Quem possui cabelos com fios grossos, sabe que pode ser difícil conseguir com que eles fiquem domados e com menos volume. Os fios grossos podem tanto pertencer a uma...

Dicas para Vencer a Timidez no Trabalho

26/09/2011

Dicas para Vencer a Timidez no Trabalho

Mãos congeladas, friozinho na barriga, palidez, gagueira e o branco na memória são alguns dos vários tipos de manifestações da timidez. A timidez está presente na ...