Como combinar vinho e comida

Você gosta de tomar vinho enquanto aprecia um bom prato? Saiba que existem algumas formas de combinar vinho e comida que garantem que o…

Você gosta de tomar vinho enquanto aprecia um bom prato? Saiba que existem algumas formas de combinar vinho e comida que garantem que o seu almoço ou jantar fique ainda mais saboroso. Verificar qual o sabor dominante da comida e selecionar o vinho de acordo com ele é uma das dicas, além de separar a bebida que mais seja adequada com a intensidade e o peso do prato.

Combine a comida com o vinho mais adequado (Foto: divulgação)

Como combinar vinho e comida

Outras dicas para combinar vinho e comida são escolher bebidas encorpadas para comidas mais fortes como os que tenham sabor acentuado tânico ou de carvalho. Já se os pratos forem mais leves, opte pelos vinhos de sabor mais delicado. Lembre-se, porém, que os vinhos tintos leves se assemelham aos brancos encorpados. Com relação aos pratos doces, escolha vinhos que também sejam doces.

Com massas combine o vinho com o molho (Foto: divulgação)

Lembre-se também que por mais que seja difícil fazer a combinação de vinhos com pratos mais complexos, algumas bebidas podem ser adequadas para diversos pratos. Receitas preparadas com ingredientes de qualidade ressaltam o sabor do vinho, se este também for de primeira. E caso esteja preparando alguma receita típica de uma determinada região, compre vinhos produzidos na mesma área para combinar.

Vinhos doces acompanham pratos de mesma intensidade (Foto: divulgação)

Dicas para combinar vinho e comida

Outras sugestões de como combinar vinho e comida são escolher vinhos com sabor mais ácido para acompanhar alimentos que tenham mais gordura e bebidas suaves para pratos que tenham intensidade semelhante. Deve-se observar também qual é o molho ou acompanhamento do prato, com massas cobertas por molho branco, por exemplo, o vinho branco é o mais indicado. Já para molhos feitos com ingredientes com tomate, separe o vinho rose e deixe o vinho vermelho para os feitos com carne. Mas, nem todos os alimentos combinam com o vinho, alguns pratos com temperos orientais mais fortes como shoyu, wasabi e curry, por exemplo, não se adéquam ao vinho, além de frutas cítricas como a laranja, o limão, o kiwi e pratos muito fortes como a feijoada.

Veja mais: Pratos que combinam com Vinho Branco

Pratos que Combinam com Vinhos

Top