Mastopexia é o nome dado à cirurgia para tratamento da flacidez das mamas. O procedimento se restringe a retirada do excesso de pele que ocasiona a queda e a perda da forma das mamas.
Mastopexia é uma cirurgia para retirar a pele e elevar as mamas.
Plástica para acabar com a flacidez das mamas
Diferente do que muita gente pensa, a Mastopexia pode ser realizada sem a colocação de prótese de silicone, na qual é realizado apenas o levantamento dos seios, com pouca alteração do volume. Já com a prótese, o resultado é um pouco diferente, com um aspecto de mamas mais firmes.
A cirurgia de correção da flacidez mamária é indicada para mamas pequenas ou médias. Porém, a realização ou não desse tipo de procedimento dependerá da avaliação médica em associação ao desejo da paciente.
Causas de flacidez mamária
Muitas mulheres tem curiosidade em saber qual a origem da flacidez mamária. Por isso, dividimos as principais etiologias dessa condição clínica que incomoda tanto o universo feminino.
As causas podem dividas em:
- Genética;
- Expansão prévia das mamas;
- Idade.
Causa genética
Esse fator acompanha a paciente desde a adolescência, até mesmo antes de engravidar. Isso ocorre porque a espessura da pele da mulher é muito fina, o que colabora com a ‘suspensão’ das mamas. Além disso, a flacidez também é visível em braços, coxas, abdômen e dorso.
Expansão prévia
As principais causas relacionadas a essa etiologia são:
- Perda importante de peso após uma cirurgia de redução de estômago ou, mesmo, após gravidez;
- Perda do volume das mamas após amamentar;
- Retirada da prótese de silicone.
Idade
É normal, com o avançar da idade, trazer consigo algumas alterações corporais. Entre elas podemos citar a diminuição do colágeno da pele colaborando com a flacidez progressiva da derme. Isto ocorre com todo o revestimento do organismo, incluindo as mamas. Outro fator contribuinte é que, com o envelhecimento, as glândulas mamárias são substituídas por gordura. O que colabora com a diminuição do volume, resultando em má sustentação e projeção.
Explicação sobre o procedimento
A realização da Mastopexia é relativamente simples. Este é realizado em centro cirúrgico com a paciente sob sedação e anestesia peridural. Depois, é realizada uma pequena incisão ao redor da aréola e na vertical inferior da mama. É por esse pequeno corte que é retirado o excesso de pele ou, se necessário, a introdução da prótese de silicone. A maioria dos cirurgiões adotam essa técnica para a realização da cirurgia.
A mulher que possui a autoestima baixa devido a grande quantidade de pele que está sobrando na região das mamas, pode se livrar do problema com a Mastopexia. Essa cirurgia plástica é segura e traz muitos benefícios a paciente, principalmente em relação a autoestima.