Pratos que combinam com Vinho Branco

Quem gosta de receber pessoas em casa e oferecer festas e jantares geralmente tem algum trabalho na hora de organizar as coisas e com…

Quem gosta de receber pessoas em casa e oferecer festas e jantares geralmente tem algum trabalho na hora de organizar as coisas e com certeza uma das maiores dúvidas está sempre voltada para o cardápio e para as bebidas. De uma forma geral, é comum oferecer vinhos durante esses eventos porém escolher o alimento que mais serve a bebida pode ser um desafio e tanto.

É comum que as pessoas sejam servidas com vinho tinto, mas o vinho branco também é uma opção a ser considerada. Nesse caso é preciso escolher o cardápio de modo que os sabores se combinem. Confira só algumas dicas que podem ajudar muito nesse planejamento:

Algumas dicas de pratos que combinam com vinho branco

Aperitivos em geral combinam com vinho branco fresco e frutado.

Já para as aves, o vinho branco e seco deve acompanhar os pratos fritos, grelhados ou com molho leve. Ele também serve muito bem junto a canapés. No caso das carnes vermelhas, os pratos mais adequados são aqueles que vem servidos com molho branco e também o presunto.

Fondues de queijo e de chocolate também tem o vinho branco como uma boa pedida, embora o ideal para o fondue de chocolate seja o vinho branco doce.

Os frutos do mar em geral caem muito bem, desde que sigam algumas especifidades. Os cozidos ou grelhados com molho leve devem ter o vinho branco que lhe acompanha igualmente leve. Os gratinados, cozidos com gordura ou temperado com ervas e especiarias devem ser acompanhados por um vinho branco sem acidez e levemente envelhecido.

No caso dos peixes, os cozidos e grelhados devem ser acompanhados pelo vinho branco com leve acidez ou frutado. Já os assados pedem pelo vinho branco seco, encorpado.

Continuar Lendo  Recheios de sanduíche para quem está de dieta

Para as massas, as opções são mais restritas, sendo uma boa ideia servir vinho branco seco somente quando for acompanhado de molho branco ou frutos do mar.

Já os queijos frescos e leves, queijo minas, ricota, prato e cheddar são bons aliados para a bebida.

Para saladas, a ideia do vinho pode não ser muito boa, mas caso deseje o vinho branco pode ser servido para saladas em geral, exceção para as com folhas verdes – quando a melhor opção pode ser o tinto – ou para aquelas temperadas com vinagre. Isso vale para qualquer vinho pois a acidez do aroma acaba alterando o da bebida escolhida para a ocasião.

É importante lembrar que o vinho branco não combina com sopas ou sobremesas, nem com pizzas.

Dicas para servir o vinho em seu jantar

De uma maneira geral a escolha das bebidas envolvem cuidados, especialmente quando se trata do vinho, que é tão apreciado. Portanto há algumas dicas que podem evitar erros básicos.

Uma recomendação importante é não servir coquetéis como aperitivos pois eles alteram a sensibilidade do paladar, portanto prejudica suas escolhas a respeito dos vinhos servidos durante a refeição.

Caso a sua intenção seja servir vários vinhos, o ideal é começar pelo mais leve e fraco e terminar com aqueles mais fortes e encorpados.

Viu só como não é tão difícil?

Top