Como combinar cadeira e mesa

A compra da mesa e das cadeiras costuma deixar as pessoas em dúvida, principalmente com tantas opções disponíveis a venda nas lojas. Na hora…

Por Isabella Moretti em 04/04/2012

Mesa moderna de quatro lugares.

A compra da mesa e das cadeiras costuma deixar as pessoas em dúvida, principalmente com tantas opções disponíveis a venda nas lojas. Na hora adquirir os móveis, é comum optar pelo conjunto completo, ou seja, que já estabelece uma combinação entre os modelos de cadeira com a mesa.

A mesa com cadeiras é o principal elemento da sala de jantar, afinal, o conjunto serve para acomodar os moradores em todas as refeições. Quando bem posicionada no espaço, ela deixa as pessoas bem a vontade para se servir e garante conforto para os indivíduos que ocupam os lugares.

Mesmo na hora de comprar um conjunto de mesa completo é necessário tomar alguns cuidados para não errar na escolha. Os móveis adequados consideram as regras de proporção do espaço, ou seja, não excedem os limites da área. Para não adquirir uma mesa que interfira na circulação dos moradores e nos movimentos das cadeiras, é recomendado obter as medidas adequadas do cômodo antes de fazer as pesquisas nas lojas.

No caso de mesa e cadeiras desconexas, ou seja, que não pertencem ao mesmo conjunto, é importante valorizar algumas dicas para que as peças possam estabelecer um diálogo entre si. Para que a composição seja perfeita, vários fatores são levados em conta, como formato, cores, estilo, material, tamanho, entre outros.

Dicas para escolher mesas e cadeiras

As cadeiras precisam ter um tamanho proporcional à mesa.

1. As cadeiras precisam ter uma altura proporcional à mesa, de modo que o design de cada peça não interfira no conforto. Os especialistas afirmam que o modelo de cadeira ideal é aquele que permite ao indivíduo colocar os pés no chão e deixar os joelhos dobrados a 90 graus. Para tornar a acomodação mais agradável, prefira os modelos com assentos estofados e formato anatômico. Outro detalhe importante é que, caso a cadeira tenha braços, eles devem estar situados na mesma altura da mesa;

 2. Independente se a mesa possui quatro, seis ou oito lugares, as cadeiras precisam estabelecer uma distância mínima de 30 cm entre si. A medida padrão da mesa sempre gira em torno de 70 e 75 cm de altura, mas a distribuição das cadeiras precisa levar em conta as principais necessidades da acomodação;

3. Considerando a ideia de proporção, não é possível ajustar cadeiras enormes numa mesa pequena e vice-versa. Por isso é fundamental ter discernimento para fazer a escolha certa das peças que integrarão a sala de jantar;

Cadeiras com cores diferentes ao redor da mesa.

4. Numa proposta assimétrica de decoração, vale a pena trabalhar com cadeiras diferentes ao redor da mesa para obter um visual mais moderno. Por exemplo, as peças podem ter cores distintas e preservar o mesmo design, ou exibir linhas diferentes e manter uma cor em comum. Esta ideia é um tanto ousada, mas vale a pena valorizá-la com bom-gosto e criatividade.

Top