Como calcular a nota do ENEM: Dicas

O Resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi disponibilizado pelo INEP na última sexta-feira, 03. Milhares de brasileiros estão consultando suas médias do ENEM, porém, muitos não sabem se realmente foram bem ou mal na prova, pois a didática da prova é um pouco diferenciada, dando pesos para algumas disciplinas. Abaixo vamos disponibilizar e exemplificar uma calculadora que vai mostrar qual sua real nota do ENEM, para se qualificar para a inscrição do SISU 2014, que começa na próxima segunda-feira, 06 de janeiro.

Aprenda a calcular a nota do enem

Veja o resultado do Enem 2014

Como calcular a nota do ENEM 2014

Já falamos sobre isso em outros artigos, porém, o MEC não informa como funciona corretamente essa seleção. Para conseguir uma vaga de emprego é preciso se adaptar as universidades que fazem escolhas diferenciadas, por exemplo, na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) a nota é de 0 a 10, por isso, é preciso converter suas notas na escola de 0 a 10. Para fazer isso, basta pegar cada nota da prova objetiva e dividi-la por cem, que dará sua média em cada unidade da prova. Por fim, deve ser calculada a média da primeira etapa, somando as 4 notas e dividir por 4.

Já na segunda fase é um pouco diferente, pois é preciso converter também a nota da redação, citando o exemplo anterior, na UFPE ela vale de zero a oito, então, ela deve ser multiplicada por 0.008, caso o valor dê menos de 2.5 o candidato será eliminado dessa universidade. Depois disso, é preciso somar as questões discursivas, onde cada uma vale um ponto, totalizando 10. Calcular a nota do enem não é fácil, por isso, é preciso fazer muitas contas.

Como usar a nota do Enem para cadastrar no SISU 2014

Nas outras três matérias é preciso calcular da seguinte maneira: Cada questão objetiva vale 0.625 e verdadeiro e falso 0.125. Pegue seu gabarito e verifique quais seus reais acertos, lembrando que uma proposição errada anula uma certa. Por fim, para calcular as provas específicas é preciso ler o manual do candidato e encontrar a tabela de pesos, você pega sua nota e multiplica pelo peso, depois de pronto, basta juntas as 4 notas já multiplicadas (portugues 1 e as três específicas), some-as e depois divida por 10. Esse resultado será a nota da segunda fase do vestibular.

boleto de desempenho enem 2014

Saiba como calcular a nota correta do enem.

Sim, o calculo do ENEM 2014 é bastante complicado, para ter acesso a média final, some a primeira fase com a segunda fase e depois divida por dois. No vídeo abaixo é possível tirar suas dúvidas com dicas de como calcular a nota do Enem.

Como se inscrever no SISU 2014

Depois dessas informações, é preparar as notas e se inscrever no SISU 2014 que começa já na próxima segunda-feira, e tem as melhores instituições de ensino do país, por isso, não deixe de aproveitar essa chance de entrar para uma escola de qualidade e gratuita. Outras informações podem ser retiradas nos artigos específicos que estão linkados a esse artigo.

Reply