O que é o novo RG?

PUBLICIDADE

Há algum tempo em vigor, o novo RG ainda é uma novidade que a grande maioria da população. Com o objetivo de ser mais prático do que sua versão anterior, o novo documento possui muito mais informações do que antes, bastando apenas o cidadão desejar para que o RG seja atualizado.

Pensando nisso, separamos aqui todos os principais detalhes sobre o documento, tanto sobre seu novo formato como também todas as alterações que foram feitas com o intuito de tornar o RG novo uma espécie de documento universal para todos os brasileiros.

O que é o novo RG?

Tendo iniciado a sua emissão em julho de 2022, o novo RG é chamado oficialmente de Carteira de Identidade Nacional, ou CIN, e além de ser o substituto completo do atual documento, deve unificar a numeração das carteiras de identidade em todo o Brasil.

PUBLICIDADE
O que é novo RG
Fonte/Reprodução: original

Outra novidade é que, além da versão física, o documento possui uma versão completamente digital, que pode ser obtida de forma gratuita no aplicativo do Governo Federal, sendo aceita em todo o território nacional.

Por fim, o novo RG também pode ser considerado um documento de viagem, facilitando a verificação do documento para viagens internacionais entre países membros do Mercosul. Contudo, ainda é recomendado que o cidadão sempre possua o passaporte.

Qual a finalidade do novo RG?

Anteriormente, o RG do cidadão era emitido com uma numeração única do seu Estado de origem, algo que acabava causando certas complicações, caso a pessoa tivesse que mudar de estado e, ao emitir um novo documento, graças a esse formato de numeração, o cidadão não podia ter o mesmo número no RG novo, o que resultava em dois documentos diferentes para uma mesma pessoa.

Com o novo Registro Geral, isso será finalmente resolvido, pois a numeração do mesmo será unificada em todo o país, visto que ele utiliza um número já existente e único, que é o do Cadastro de Pessoa Física, o CPF, e a sua autenticidade pode ser conferida através de um QR Code no próprio documento, algo que facilita ainda mais algumas questões do dia-a-dia dos cidadãos. A autenticidade, inclusive, pode ser conferida offline.

PUBLICIDADE

Quando o novo RG será implementado?

Oficialmente, o novo RG está em vigor desde o mês de março de 2022, mas sua implementação começou a partir de julho no Rio Grande do Sul, e atualmente, o documento pode ser emitido também no Acre e em Goiás.

Além destes estados, há previsão para que Minas Gerais e Paraná também passem a emitir o documento em breve, mas ainda sem uma data concreta. Os demais estados não possuem previsão para implementação do Registro Geral novo, mas o prazo máximo para que a emissão seja iniciada vai até o dia 3 de março de 2023.

Devido ao longo processo para mudança, que será feito de forma gradual, o atual RG permanece válido em todo o Brasil até o ano de 2032.

Como o novo RG foi criado?

De acordo com o próprio Governo Federal, o novo Registro Geral foi desenvolvido através de um sistema que promete tornar a identificação do cidadão mais segura e prática, evitando falsificação de documentos e possíveis golpes.

Como o novo RG foi criado
Fonte/Reprodução: original

Com o QR Code contido no documento, a identificação é extremamente segura, pois somente órgãos federais terão acesso ao programa e sistema utilizados para o escaneamento e validação do documento.

PUBLICIDADE

Com a chegada desse RG novo, o dia a dia dos brasileiros pode ter um pouco mais de tranquilidade, pois a segurança e praticidade que ele fornece, fará com que muitas questões burocráticas sejam resolvidas com mais rapidez, poupando a população das longas filas de atendimento em diversos locais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.