Isabella Moretti 10/04/2012 Notícias

O engenheiro usa os conhecimentos científicos, técnicos e matemáticos nos seus projetos.

No dia 10 de abril comemora-se o Dia da Engenharia. A data serve para prestar homenagens aos profissionais desta área, além de lembrar o quanto a carreira do engenheiro tem se tornado mais visível no país. Presente em todos os setores da vida, a Engenharia é responsável por construir e revolucionar os processos.

As empresas estão carentes de funcionários graduados em Engenharia, por isso a formação, que leva cerca de cinco anos, promete ser bem recompensada no mercado de trabalho. Ao adquirir certa experiência na sua área de atuação o engenheiro pode aumentar as oportunidades da sua carreira e obter melhores salários.

O engenheiro domina os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos, obtendo desta forma capacidade para desenvolver projetos que envolvem materiais, estruturas, processos, sistemas e máquinas. Na medida em que os recursos tecnológicos são inovados, os profissionais da Engenharia precisam buscar novos conhecimentos através dos cursos de atualização.

Engenheiro civil, projeta e constrói empreendimentos.

No dia 10 de abril é importante ter em mente que a Engenharia é uma área abrangente e segmentada, sendo que cada vertente procura trabalhar as técnicas de acordo com as necessidades da área em questão. Em todo o caso, o trabalho do engenheiro mantém comprometimento com a solução de problemas e aperfeiçoamento de processos, aplicando ciências físicas e matemáticas.

A Origem da Engenharia

A Engenharia já existe desde a Antiguidade, quando o seu conceito esteve ligado a invenções fundamentais para o ser humano. A etimologia do termo surgiu no século XVI, sendo originária da palavra engenho, que vem do latim e significa ‘invenção inteligente’. As habilidades que foram desenvolvidas há muito tempo atrás formaram os primeiros engenheiros civis e militares.

Principais áreas da Engenharia

Existem em média 35 cursos disponíveis na área de Engenharia, por isso conheça alguns deles:

Engenharia Civil: é responsável por desenvolver projetos para construir casas, pontes, prédios, estradas e outros empreendimentos.

Engenharia de Alimentos: controla a qualidade dos alimentos, considerando a fabricação, conservação e armazenamento.

Engenharia de Produção: tem como objetivo otimizar a produtividade de uma empresa.

Engenharia da Computação: os conhecimentos visam projetar e construir computadores.

Engenharia Ambiental: leva em consideração o respeito pelos recursos naturais e aplica as novas tecnologias para reduzir o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente.

Engenharia de Petróleo e Gás: técnicas empregadas para descobrir jazidas e explorar os combustíveis.

Engenharia Florestal: tem como objetivo promover o uso sustentável dos recursos naturais.

Engenharia Mecânica: o profissional projeta e constrói máquinas para atender as necessidades da indústria mecânica.

Engenharia Química: o engenheiro formado nesta área procura trabalhar com transformações físico-químicas nos processos industriais.

Engenharia química.

Outros artigos

Decoração e Tendências para cozinha 2017

28/12/2016

Decoração e Tendências para cozinha 2017

Decoração e tendências para cozinha 2017, conheça alguns dos estilos decorativos que já estão sendo adotados desde o início do ano e também as apostas para os próxim...