O que é Design Thinking? Entenda a importância para a sua empresa

PUBLICIDADE

Um dos conceitos mais discutidos no mercado atual, que foi melhor implementado pelas Startups. O Design Thinking é um meio de enxergar o seu cliente, pensando diretamente nele.

Alguns podem pensar que toda propaganda já é pensada para abordar ao cliente, e de fato é. Mas não é apenas disso que se trata a ferramenta mais bem sucedida da última década.

E, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais do que é Design Thinking e como este tem um impacto enorme dentro da sua empresa. Tanto que este é um dos principais motivos pelo sucesso das Startups.

PUBLICIDADE

Aproveite e boa leitura!

Design Thinking vai mudar a sua empresa

Grandes potências de mercado já entenderam que sem o uso desta ferramenta, suas vendas não continuarão aumentando. Mas, afinal de contas, por que esta é tão importante?

Pelo simples fato de que o Design Thinking é uma criação totalmente voltada para o cliente. Ao se desenvolver, inovar ou criar um novo item para ser comercializado, de ponta a ponta este será pensado para a clientela final.

PUBLICIDADE

E ainda pode surgir a dúvida de muitas pessoas em relação a este conceito: mas todo produto não é pensado para o cliente?

Na teoria, sim, mas, na prática, não tanto. Existem diversos itens comercializados no mercado que, apesar de serem úteis, não possuem as melhores abordagens ou usos para o consumidor.

PUBLICIDADE

De nada adianta vender algo sem mostrar às pessoas como utilizá-lo, ou ainda, que usar deste seja de difícil aplicação pelo usuário. É como se você desse um saca-rolhas para alguém que nunca ouviu falar em um e dissesse para a pessoa abrir uma garrafa de vinho. 

Ela até pode conseguir, mas poderá pensar um pouco até entender como funciona.

Apesar do grosso exemplo, isto se aplica a diversos itens vendidos, onde somente uma parcela especializada no uso deste realmente será capaz de tirar o máximo proveito do produto.

PUBLICIDADE

Agora você entende o principal motivo que leva o Design Thinking a ser tão efetivo. Não se trata de pensar apenas em um produto fora da curva, se trata de avaliar se este produto irá oferecer ao público a melhor experiência possível.

Quando for introduzir este em sua empresa, tire um momento e pense se o seu produto realmente é eficaz para aquilo que este é proposto. E se ele realiza seu objetivo da maneira mais simples e agradável possível.

Resolvendo problemas

Por se tratar de um conceito totalmente ligado à inovação, o Design Thinking acaba sendo uma etapa deste processo.

PUBLICIDADE

Como dito anteriormente, você deve criar algo que seja bom e que seja totalmente voltado para o público. É necessário que desenvolva algo que, de fato, solucione o problema dos clientes.

Pode parecer algo difícil, visto que existem diversas soluções sólidas no mercado, estabelecidas por possuíram anos dentro deste. Mas isto está longe de ser uma verdade.

O trabalho do empreendedor é olhar tudo com uma visão sistêmica, observando o todo enquanto avalia cada mínimo detalhe deste. É necessário entender cada processo para que possa otimizá-lo.

Uma vez descoberta uma oportunidade de se fazer uma melhora, esta pode lhe oferecer ideias únicas para adentrar ao mercado, com a proposta de algo que já existe, mas totalmente novo.

A intenção é apontar que para um problema, existem diversas soluções, e dentro destas, a sua é a melhor que se pode encontrar.

O ótimo é um incômodo

Por mais que a sua solução seja a melhor disponível neste exato momento, isto não significa que esta não possa ser aprimorada. Até mesmo o que já é bom, pode ser ainda melhor.

Um empreendedor está sempre pensando como pode tornar o que já existe em algo mais aprimorado. Tudo ao seu redor o incomoda e ele é capaz de enxergar detalhes que as pessoas sequer imaginariam.

Enquanto todos os processos não forem aperfeiçoados, permitindo sempre espaços para melhorias, estes trabalham sem descanso até acharem a solução perfeita para um problema.

Solução esta que será considerada imperfeita a partir de um novo ponto de vista. É um trabalho de constante evolução, onde não existe espaço para preguiça ou falta de dedicação.

Prototipando

Claro que não é possível saber se o seu produto é, de fato, o melhor do mercado sem fazer alguns testes. Para descobrir se a sua criação realmente foi desenvolvida a modo de tornar as soluções dos problemas dos clientes mais fáceis, será necessário uma prototipação do produto.

Um MVP( Minimum Viable Product) se trata de um protótipo de testes a fim de coletar o feedback do público para o qual você está criando algo. Este é de extrema necessidade para averiguar se o caminho que está indo é realmente o correto.

Como este possui baixos custos, a busca através dele é para que forneça ao consumidor uma experiência próxima ao seu real produto final. Não é preciso que este contemple todas as funções, mas deve haver em seu protótipo pelo menos as básicas e críticas para que seu produto funcione.

O MVP é muito utilizado em startups, para uso de testes. Uma vez recolhido o feedback, as mudanças a serem implementadas no produto irão, de fato, abordar cada ponto necessário obtido dentro das opiniões daqueles que testaram o item.

Como posso colocar o Design Thinking dentro da minha empresa?

Por se tratar de uma ferramenta conceitual, o Design Thinking pode ser implementado em qualquer empresa do mercado. Seu único requisito é que o dono ou responsável pela mesma esteja disposto a enxergar os erros do produto, e como estes podem ser melhorados.

Discuta com a equipe se eles teriam alguma ideia de como o produto poderia ser melhor. Brainstorm é sempre válido para se obter opiniões variadas. Além de que, ninguém melhor do que a sua operação para enxergar melhorias que poderiam ser facilmente implementadas.

Ter a mente aberta para novas possibilidades é o que tornará aquilo que você vende um real diferencial do mercado. Caso seja interessante para a equipe, busque cursos com certificado digital que falem sobre o assunto. 

Design Thinking muda tudo

Através dessas, empresas tradicionais de nosso mercado comercial, como a TOTVS, conseguiram abordar muito mais clientes com soluções mais simples para seus produtos ou serviços.

É preciso entender que, com o passar dos anos, o público mudou, e o que era um método eficaz há anos atrás, pode não ser o melhor agora. Utilizando do Design Thinking, você estará tornando uma solução já existente ainda melhor, sem perder o seu cliente e aumentando sua capacidade de obter mais destes.

Para lhe ajudar a investir em sua empresa, surgem todos os dias empresas no mercado com oportunidades de crédito indispensáveis. A CashMe, que é uma fintech do grupo Cyrela, trabalha especialmente com a modalidade de crédito com garantia de imóvel, que é hoje reconhecida como a mais vantajosa por ter a menor taxa de juros e o maior prazo para pagamento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.