Como aumentar a imunidade do seu bebê

Como aumentar a imunidade do seu bebê

Como aumentar a imunidade do seu bebê. Essa é uma informação muito importante para as mamães e os papais que querem manter em dia…

Por Andre em 27/11/2014

Como aumentar a imunidade do seu bebê. Essa é uma informação muito importante para as mamães e os papais que querem manter em dia a saúde dos filhos recém-nascidos, evitando que eles adoeçam com facilidade.

Como aumentar a imunidade do seu bebê (Foto: Divulgação)

Essa preocupação surge principalmente nas épocas mais frias do ano, nas quais doenças como gripes, resfriados e alergias, entre outras, costumam aparecer com mais força, causando problemas não só para os pequenos, mas também para pessoas de outras faixas etárias.

No caso dos bebês, que ainda não têm o sistema imunológico fortalecido como o dos adultos, é preciso ter muito cuidado para evitar determinados tipos de doenças, não só nos períodos mais frios, mas em qualquer época do ano.

Saúde bucal das crianças: dicas

Cuidados com crianças no inverno: dicas

Como aumentar a imunidade do seu bebê

Os cuidados com a higiene são fundamentais para evitar doenças nos bebês (Foto: Divulgação)

Existem várias recomendações para fortalecer a imunidade do bebê, como lavar as mãos (ou higienizá-las com álcool gel) antes de pegar a criança. Além disso, é fundamental esterilizar chupetas, mamadeiras, copos e brinquedos que o bebê leva à boca, pois assim você evita a superexposição dele a germes, vírus e bactérias.

Também é recomendável evitar o contato do bebê com pessoas gripadas, especialmente nos primeiros meses de vida, para preservar um pouco mais o seu frágil sistema de defesa.

Outra dica importante é não deixar de amamentá-lo, pois o leite materno possui uma alta concentração de nutrientes e anticorpos, que protegem os bebês de diarreias, infecções no ouvido e alergias, entre outras doenças.

Outras dicas

Uma alimentação saudável e balanceada também é fundamental (Foto: Divulgação)

Com relação à alimentação, frutas, legumes e verduras não podem faltar na dieta da criança. Esses alimentos ajudam a suprir a necessidade diária de sais minerais, vitaminas e nutrientes, que fortalecem o organismo infantil.

Algo que também pode ajudar a aumentar a imunidade da criança é levá-la para um banho de sol diário (de 5 a 10 minutos, antes das 10h ou depois das 16h). Os raios solares contribuem para a ativação da vitamina D, que evita o raquitismo.

A importância das vacinas

A vacinação é outro ponto fundamental para reforçar a imunidade (Foto: Divulgação)

E para completar as dicas para melhorar a imunidade do bebê, vale ressaltar a importância da vacinação, que dá ao sistema de defesa a oportunidade de fabricar os anticorpos.

Fique atento ao calendário de vacinação, para que a criança seja imunizada nas datas corretas e, se ficar com medo de algum efeito colateral que possa surgir, não deixe de conversar com o pediatra.

Top