Saiba como manter os dentes dos cães saudáveis

Saiba como manter os dentes dos cães saudáveis

Com certeza ter um bichinho de estimação pode ser comparado aos cuidados com um bebê, principalmente se forem cães e gatos. Além de dar…

Por Redacao em 02/01/2012

Os animais também precisam escovar os dentes (Foto:Divulgação)

Com certeza ter um bichinho de estimação pode ser comparado aos cuidados com um bebê, principalmente se forem cães e gatos. Além de dar carinho, comida, bebida e um belo passeio, seu animal de estimação deve estar em dia com as vacinas, o banho e também os dentes.

Os dentes são uma parte fundamental de todos, não exclusivamente do ser humano. É através do surgimento de algumas características na boca do animal que pode ser identificada uma doença tanto na boca, na garganta ou até mesmo no estômago. Por isso é necessário prestar bastante atenção aos dentes e ao hálito de seu cachorro. Para isso existem as dicas. Então ai vão elas:

Primeiramente a escovação diária dos dentes é um passo muito importante, mas lembre-se que a escova de dente e o creme dental devem ser apropriados para os animais domésticos, vendidos em qualquer pet shop.

Estes cuidados são importantes para que o animal seja saudável (Foto:Divulgação)

Na hora da escovação se seu animal for bonzinho e amigável pode começar usando o dedo indicador ao invés de utilizar a escova de dente logo. Depois com o passar do tempo pode mudar para a escova. Mas sempre com o creme dental próprio para o cão. Lembre-se que se seu pet estiver com mau hálito, talvez ninguém consiga suportar o cheiro na hora de brincar.

Em segundo lugar está a os mordedores, que servem tanto para distrair o animal quanto para ajudar a retirar alguns resquícios que possam ter ficado preso nos dentes do animal.

Uma alimentação balanceada também ajuda bastante nos cuidados com os dentes, hálito e gengivas. Pois é na alimentação que são encontradas as fontes principais para o animal se manter saudável.

No entanto, caso o tártaro já tenha se instalado, o jeito será partir para o tratamento, que consiste em raspar as gengivas e polir os dentes. Sempre leve seu cachorro ao dentista — pelo menos uma vez por ano.

Eles também devem visitar o dentista (Foto:Divulgação)

Fique sempre em observação porque se o mau hálito do cão estiver persistindo mesmo com todos os cuidados, pode estar haver algum problema um pouco mais sério com ele. Então a solução é ir ao veterinário para fazer o check up do seu amigo de quatro patas.

Caso esses pequenos cuidados não sejam tomados e se o cão estiver com os dentes amarelados, com tártaro e mau hálito, o mínimo que poderá acontecer é os dentes caírem. Será que o dono quer mesmo isso?

Top