Como usar troncos na decoração

Como usar troncos na decoração

Tem sido recorrente o uso de troncos na decoração. Em sua forma rústica ou customizados de forma personalizada, eles são ótimas opções para decorar…

Por Editorial MDT em 26/09/2013

Tem sido recorrente o uso de troncos na decoração. Em sua forma rústica ou customizados de forma personalizada, eles são ótimas opções para decorar de forma aconchegante, original e com um toque de elegância. Além disso, os troncos são uma forma de reaproveitamento de elementos naturais, lembrando que a ideia, aqui, é de sustentabilidade, ou seja, os troncos podem ser encontrados na natureza (já descartados) ou provenientes de reflorestamento. Veja como usar troncos na decoração.

Mesa feita com tronco, mesclada à decoração moderna (Foto: Divulgação)

Ideias para usar troncos na decoração

São muitas as ideias para usar troncos na decoração. Na imagem acima, por exemplo, vemos uma sala moderna, com móveis em estilo futurista, mesclados com uma mesinha, feita com tronco. Neste caso, o objeto deve ser retificado em sua base e envernizado. Pode-se usar o verniz transparente, fosco e à base de água.

Banquetas de tronco também são charmosas e fáceis de se fazer. Elas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. Os outros elementos de decoração podem ser igualmente rústicos ou modernos. Neste último caso, dá-se ao local um toque de decoração em estilo rústico chic.

Ideias para decorar com troncos (Foto: Divulgação)

Uma dica é encomendar ao marceneiro que retire o miolo do tronco, transformando-o numa vaso decorativo, como se vê na imagem, acima. De forma mais simples, pode-se também criar um projeto paisagístico, usando troncos no jardim. Pode-se cortar a peça, formando “bolachas” com elas e usando-as como passadores de jardim. Também é possível cortar o tronco, transformando-o numa imensa jardineira.

Faça você mesmo – troncos na decoração

Troncos menores e pequenos gravetos podem se transformar numa linda mesa de centro (imagem, abaixo). Para este trabalho, foi utilizado um cubo de madeira MDF preto. Os gravetos e as bolachas de tronco pequenas foram colados à caixa com cola de silicone. Ao final do projeto, pode-se envernizar a mesinha.

Ideias de nível fácil para criar objetos decorativos com troncos (Foto: Divulgação)

Banquetas e mesinhas de tronco ficam ainda melhores, com o uso de pés ou rodinhas. Basta comprá-las e acoplá-las à madeira, usando parafusos e furadeira.

De maneira divertida, pode-se pintar troncos de madeira, decorando os ambientes internos ou externos. Na imagem acima, vemos pequenos troncos com acento colorido, usados no jardim. Ao lado, vemos bolachas de tronco, pintadas de forma interessante e usadas na decoração de uma parede.

Dica: ao usar troncos na decoração, pode-se envernizá-lo, para que fiquem protegidos e resistam, por mais tempo. Isso também ajuda a afastar insetos. O verniz fosco e transparente mantém as características naturais da madeira. Caso prefira um objeto decorativo diferente, experimente pintá-los inteiramente, usando tinta colorida.

Top