Como antecipar colação de grau passo a passo

Como antecipar colação de grau passo a passo? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes do ensino superior que está às vésperas de…

Como antecipar colação de grau passo a passo? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes do ensino superior que está às vésperas de terminar a faculdade. Muitas vezes, eles precisam recorrer à antecipação para assumir um cargo público que exige o nível superior como pré-requisito.

Como antecipar colação de grau passo a passo. (Foto: Divulgação)

A colação de grau é uma cerimônia acadêmica tradicional, na qual os concluintes da graduação recebem o diploma. A partir desse evento, os universitários se transformam em profissionais prontos para os desafios do mercado de trabalho.

Em alguns cursos, a colação de grau não é suficiente para que o profissional possa exercer a profissão. Na área de Direito, por exemplo, existe a necessidade de ser aprovado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), bem como a área de contabilidade requer a aprovação em um exame de proficiência.

O universitário tem o direito de antecipar a sua colação de grau, desde que tenha um bom desempenho no curso. Essa necessidade surge por causa das exigências dos concursos públicos.

Leia mais: Como se vestir para missa de formatura

Como antecipar colação de grau passo a passo

Os alunos que foram aprovados em todas as matérias podem antecipar a colação. (Foto: Divulgação)

Você não sabe como antecipar colação de grau passo a passo? Então confira a seguir alguns passos básicos sobre como proceder:

1. Faça a solicitação formal na universidade

Procure a secretaria geral da instituição onde você estuda para fazer a solicitação formal de antecipação de colação de grau. O documento deve ser escrito e entregue par avaliação, de modo que o solicitante fique com um comprovante. Caso haja a negação do pedido, a solicitação servirá de prova para abrir um processo judicial.

Leia Também:  Exame de transferência USP 2012: inscrições abertas

Antes de elaborar o pedido, é importante que o universitário conheça a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que em um dos seus termos assegura o direito à antecipação da colação de grau.

Faça uma solicitação na universidade. (Foto: Divulgação)

2. Conheça as regras da instituição

Cada instituição adota as suas próprias regras para antecipar a colação de grau. O universitário, por sua vez, deve procurar algum documento da universidade que vale sobre o assunto. Pode ser o manual do aluno. Caso o funcionário da secretaria questione o pedido, o acadêmico tem condições de provar que a antecipação é possível.

3. Acompanhe o pedido

A aprovação da antecipação da colação não sai na hora. Ela é encaminhada para uma análise e pode levar um tempo para apresentar uma resposta. De qualquer forma, o solicitante deve determinar um prazo de espera e cobrar dos funcionários.

Acompanhe o pedido. (Foto: Divulgação)

4. Declaração

Se o estudante não conseguir antecipar o seu diploma, ele pode apresentar uma declaração da instituição de ensino no dia da sua posse. Esse documento comprova que todas as matérias já foram cursadas.

Agora que você já sabe como antecipar colação de grau passo a passo, faça o pedido com antecedência.

Top