Resultado Final ENEM 2012, data

Desde que foi criado, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por diversas mudanças. Inicialmente, o governo queria saber como estava…

Desde que foi criado, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por diversas mudanças. Inicialmente, o governo queria saber como estava o nível de aprendizado nas escolas de nível médio de todo o país, tendo como base as notas obtidas pelos alunos no exame.

As notas do Enem têm uma série de utilidades, como a seleção para diversas universidades (Foto: Divulgação)

Até o ano de 2008, o Enem tinha 63 questões, que eram aplicadas em apenas um dia de provas, com os resultados não tendo maiores utilidades para quem fazia o exame, servindo apenas para o Ministério da Educação (MEC). Porém, a partir de 2009, mudanças importantes foram implantadas.

Naquele ano, as provas do Enem passaram a ter 180 questões, divididas em dois dias, além de uma redação. Outras novidades foram a adoção de um sistema que permite a comparação das notas obtidas em diferentes edições do exame e a possibilidade de usar as notas do Enem para o ingresso de alunos em instituições de ensino superior.

Com a valorização do Enem, os resultados do exame também passaram a servir de base para a distribuição de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), nas universidades e faculdades particulares, e para a obtenção do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Estude sem sair de casa: Cursos gratuitos EAD para Enem 2012

Mudanças no Enem 2012

Em 2012, a redação do Enem terá um modo de correção diferenciado (Foto: Divulgação)

Após sofrer várias críticas, o sistema de correção da redação do Enem vai sofrer alterações para essa edição do exame. As mudanças incluem uma nova nota mínima para a autorização de uma segunda avaliação do texto redigido pelo candidato, a criação de uma banca de avaliadores e a permissão para o candidato ver a redação corrigida.

Leia Também:  Instituições de ensino superior reprovadas pelo MEC

Em um primeiro momento, dois corretores irão avaliar o texto de forma independente, sem que um saiba a nota atribuída à redação pelo outro, com o resultado final sendo uma média das duas notas.

Caso haja a discrepância de 200 pontos ou mais entre as notas de cada corretor ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, entrará em cena o terceiro corretor. Persistindo essas diferenças, uma banca certificadora irá analisar o texto e determinará a nota final da redação.

Não perca as Dicas de temas de atualidade, Enem 2012

Data de divulgação do resultado final do Enem 2012

O resultado final do Enem 2012 está previsto para ser liberado até o dia 28 de dezembro (Foto: Divulgação)

Depois de fazer as provas do Enem 2012 nos dias 3 e 4 de novembro e conferir o gabarito no dia 7 do mesmo mês, os candidatos terão que aguardar até o dia 28 de dezembro para conferir o resultado final do Enem 2012, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo exame.

A partir dessa data, os candidatos poderão ir até o site http://sistemaenem2.inep.gov.br/, para acessarem os resultados individuais do Enem 2012. Será necessário informar o número de inscrição no exame (ou o CPF) e a senha cadastrada no ato da inscrição para conferir a nota.

Top