Teste de QI, onde fazer

Teste de QI, onde fazer

Quantificar habilidades não é uma tarefa fácil. Determinar o quanto uma pessoa é inteligente, por exemplo, exige a análise de uma série de fatores,…

Por Paulo Lima em 31/07/2012

Apesar de questionados, os testes de QI continuam fazendo bastante sucesso entre os internautas. (Foto: Divulgação)

Quantificar habilidades não é uma tarefa fácil. Determinar o quanto uma pessoa é inteligente, por exemplo, exige a análise de uma série de fatores, o que torna o “cálculo” bastante complicado.

Mesmo assim, ao longo da história foram desenvolvidas algumas formas de medir nossa capacidade cognitiva. Uma das ferramentas mais usadas para esta finalidade são os testes de QI (Quociente de Inteligência), que avalia a inteligência de uma pessoa em compareceu ao seu grupo etário.

Em suma, os testes avaliam a inteligência de uma pessoa em comparação a sua faixa etária.(Foto: Divulgação)

Estudos apontam que eles tenham surgido na China, há mais de 1.500 anos. Entretanto, esses testes só começaram a ser usados cientificamente na França, no século passado, quando Alfred Binet e Theodore Simon passaram a empregá-los para identificar estudantes com dificuldade em sua aprendizagem.

O termo QI só surgiu em 1912, sob a sugestão de Wilhelm Stern, que propôs que o QI fosse determinado pela divisão da idade mental pela idade cronológica. Mais tarde, Lewis Madison Terman sugeriu multiplicar o resultado por 100, com o intuito de eliminar a parte decimal. Deste modo, o QI passou a assumir a seguinte classificação.

• Acima de 140 – genialidade
• Entre 121 e 140 – inteligência muito acima da média
• Entre 110 e 120 – inteligência acima da média
• Entre 90 e 109 – inteligência normal
• Entre 80 e 89 – embotamento
• Entre 70 e 79 – limítrofe
• Entre 50 e 69 – raciocínio lento

Com o passar do tempo, o índice sofreu modificações e vários testes foram criados. Entretanto, a confiabilidade dos seus resultados ainda é bastante questionada pelos especialistas.

Divirta-se com palavras cruzadas online fácil e grátis.

Onde fazer teste de QI

O Teste de Einstein é um dos testes de QI mais famosos disponíveis na web.(Foto: Divulgação)

Caso queira avaliar o seu nível de inteligência, saiba que há vários testes de QI disponíveis na internet. O Teste de Einstein é um deles e você pode encontrá-lo em sites como o Racha Cuca, que reúne uma grande variedade de desafios bem interessantes. De acordo com o cientista alemão, apenas 2% da população mundial é capaz de resolvê-lo.

Veja também: Descubra o quão inteligente você é com este teste de QI.

Na página, você pode se divertir com jogos, desafios de palavras (anagramas, palavras cruzadas, caça palavras), quebra-cabeças, sudoku e muito mais. Também há testes de QI baseados em questionários, como o do site Vestibular 1. São 50 perguntas de múltipla escolha para avaliar o seu raciocínio lógico.

Por mais que os resultados destes testes não ofereçam uma análise qualitativa confiável sobre o seu nível de inteligência, vale à pena conhecê-los um pouco melhor e se divertir com os desafios que eles propõem.

Top