Como amolar facas de cozinha?

Quando a faca começa a perder o corte, ela precisa ser afiada o quanto antes para recuperar o seu desempenho na cozinha. Mesmo sem…

Quando a faca começa a perder o corte, ela precisa ser afiada o quanto antes para recuperar o seu desempenho na cozinha. Mesmo sem técnica, as pessoas arriscam amolar o utensílio e acabam prejudicando para sempre a lâmina.

A faca que perde o corte precisa ser amolada. (Foto:Divulgação)

As tentativas de amolar a faca em casa incluem o uso inadequado da bancada da cozinha, de chaira e pedras. Para evitar problemas e manter a qualidade da lâmina, é precisa dominar a técnica apropriada.

Usar uma faca cega na cozinha é perigoso, prejudica o corte dos alimentos e atrasa as tarefas domésticas. Com o fio da lâmina recuperado, é possível realizar as atividades de forma mais rápida e eficiente.

Confira a seguir como amolar a faca utilizando diferentes instrumentos:

Como amolar faca com chaira?

Quando o fio da faca já estiver falhando, use a chaira para recuperar o corte. Segure o utensílio auxiliar com firmeza e passe a lâmina, com movimentos longos em um ângulo de 45 graus. É importante começar a amolar a faca sempre de baixo para cima.

Se o fio da lâmina já foi todo perdido, então o uso da chaira não vai adiantar. A faca vai precisar ser amolada com uma pedra específica.

A chaira não funciona em facas totalmente sem corte. (Foto:Divulgação)

Como amolar a faca com pedra?

Antes de começar a amolar, é necessário umedecer a pedra de carborundo. Comece a afiar a faca pelo lado mais áspero da pedra. Para que o novo corte seja eficiente, a faca deve ser amolada com um ângulo de aproximadamente 20 graus.

Percorra a lâmina da faca pela pedra, de uma ponta para a outra. É importante que todo o fio do corte seja amolado, desde a haste até a ponta. O movimento empregado é semelhante ao cortar uma fina fatia de pão.

Leia Também:  Como prolongar a duração do Botox

Após amolar um lado da faca, repita o mesmo procedimento do outro. Vire a pedra e afie a lâmina com o lado mais fino.

Dicas para amolar facas

• A chaira não é feita para afiar facas ruins, ela foi feita para manter o fio de facas boas.

• A lâmina da faca não pode ser passada a 90 graus na chaira, afinal, isso acaba com o corte.

• É importante tomar cuidado com os erros mais comuns ao amolar facas: chanfrar em ângulos errados, deixar a chanfradura final áspera e errar ao estabelecer um novo corte.

É importante acertar o ângulo para amolar na pedra. (Foto:Divulgação)

• Se a pessoa desconhece o ângulo apropriado para afiar a faca, ela deve perguntar ao fabricante ou em uma loja especializada.

• As facas de cerâmica não precisam ser afiadas durante anos. No entanto, quando a lâmina começar a perder o corte, é recomendado usar uma pedra de diamante para molar a faca.

• O ideal é que a faca seja polida com uma roda de papel.

• No mercado já é possível encontrar um afiador elétrico, que simplifica a tarefa de amolar facas.

Top