Como ajudar a criança a estudar língua portuguesa

Todos os estudantes precisam ter uma rotina de estudos. Porém, para que o estudo seja mais produtivo, as crianças devem ser estimuladas e orientadas pelos…

Todos os estudantes precisam ter uma rotina de estudos. Porém, para que o estudo seja mais produtivo, as crianças devem ser estimuladas e orientadas pelos pais. A língua portuguesa é uma matéria muito importante que deve ser aprendida desde a infância para estimular a boa comunicação e aprendizado da criança. Pensando nisso, selecionamos dicas de como ajudar a criança a estudar língua portuguesa.

Ajudar os filhos na leitura pode ser uma ótima forma de ensinar língua portuguesa. (Foto: divulgação)

Os pais devem ajudar os filhos a estudar

A falta de tempo dos pais é um problema que prejudica muito a dedicação para ajudar os filhos nos estudos, o que muitas vezes acaba se tornando um problema para as crianças com dificuldades. Porém, é importante que os pais saibam que acompanhar e ajudar a criança nos estudos é de extrema importância para o aprendizado do pequeno.

Independe da matéria, seja português ou matemática, os pais devem ficam atentos para tudo o que as crianças estão aprendendo na escola. Sendo assim, ajudar o filho da maneira certa com certeza ajudará a melhorar o rendimento escolar do mesmo.

Não é necessário que os pais se tornem professores das crianças para entender a disciplina, basta ter força de vontade e pesquisar sobre o assunto para ajudar o filho. Porém, é importante que os pais nunca façam tarefas para os filhos e sim que eles mesmos façam.

Incentive a leitura diária da criança. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar o filho a decorar a tabuada 

Dicas de como ajudar as crianças a estudar língua portuguesa

1. Estimule a leitura: desde pequenas as crianças devem ser estimuladas pelos pais para a leitura. Os pais podem optar pela leitura de livros infantis, revistas, gibis e outros materiais ricos em língua portuguesa. Uma boa dica é pedir para a criança ler uma história para você ouvir, dessa forma você mostra interesse pelo que ela esta fazendo e ainda estimula a leitura da mesma.

Continuar Lendo  Roteiros para Lua De Mel no Brasil

2. Estimule a escrita: peça para que a criança escreva pequenas cartas ou crie uma historinha para você ler. Dessa forma, você poderá orientá-la sobre os erros e acertos de língua portuguesa para que ela aprenda.

3. Faça elogios: leia sempre o caderno de atividades escolares da criança e faça elogios sobre como ela tem melhorado na escrita e também nas atividades. Dessa forma, ela começará a caprichar ainda mais nas atividades.

4. Ajude nas tarefas:algumas atividades exigem esforço maior da criança, portanto não há mal nenhum em ajudar a resolver o problema. Porém, os pais jamais devem fazer a atividade para a criança e sim instruí-la para que ela se sinta segura na hora de fazer o exercício.

Incentive a escrita diária da criança. (Foto: divulgação)

Veja também como ensinar as crianças a poupar dinheiro 

A língua portuguesa é uma matéria indispensável para a educação das crianças como futuras adultos e profissionais especializados. Os pais possuem papel importante no aprendizado das crianças, são eles que devem estimular as crianças para que aprendam mais. A língua portuguesa pode ser ensinada para as crianças através do estímulo da leitura, da escrita e também das orientações sobre o assunto.

Top