Como ajudar o filho a decorar a tabuada

PUBLICIDADE

Há tempos é discutida a importância ou não de se decorar a tabuada. Muitos dizem que ela não deve ser decorada porque tudo o que decoramos é esquecido. Entretanto, professores de séries mais avançadas reclamam que os seus alunos não conseguem fazer cálculos mais complexos por não saberem o básico, ou seja, a tabuada, que é obrigatória para se fazer várias contas. Portanto, é importante que ela seja decorada, pois assim, os cálculos serão feitos com mais rapidez e facilidade. Sendo assim, saiba como ajudar o seu filho a decorar a tabuada.

Em primeiro lugar, ele precisa compreender a mecânica da multiplicação. Ou seja, explique-lhe o que significa multiplicar 4 por 6 por exemplo. Como as crianças entendem melhor o que é concreto, use feijões ou qualquer objeto para fazer tal demonstração. Então, separe 4 montes com 6 feijões cada, dizendo que irá somar 6 feijões com 6 feijões com 6 feijões com 6 feijões, ou seja, você multiplicará 4 vezes os 6 feijões. Em seguida, peça para que o seu filho conte quantos feijões você terá ao final, usando a somatória. Desse modo, ele compreenderá o que significa a multiplicação. Quando ele entender esse processo, você poderá fazer o caminho contrário, multiplicando 6 por 4, explicando que a ordem dos fatores não altera o resultado.

Com os feijões, as crianças compreendem o processo da multiplicação. (Foto: Divulgação)

Depois, dê ao seu filho 10 folhas de papel sulfite, pedindo para que ele escreva cada tabuada em uma folha usando os feijões para descobrir os resultados. Em seguida, procure no You Tube a Tabuada Cantada, que pode ser encontrada no endereço http://www.youtube.com/watch?v=A8t3DJvXcOE&feature=related. Com ela, as crianças aprendem cantando.

PUBLICIDADE
A criança pode acompanhar a tabuada feita por ela enquanto canta a música da tabuada. (Foto: Divulgação)

Peça para que o seu filho a escute sempre que puder, acompanhando-a com as tabuadas que ele escreveu. Com o passar do tempo, você pode fazer brincadeiras com ele, perguntando-lhe as tabuadas ou, de modo inverso, pedir para que ele te pergunte. A tendência dele será te perguntar as multiplicações que ele não sabe.

Também há jogos online sobre a tabuada. No link http://www.estudamos.com.br/jogo_da_memoria/, há um jogo da memória muito divertido com o qual as crianças aprendem brincando. Em lojas de brinquedos educativos, você poderá encontrar dominós com a tabuada.

Com o dominó da tabuada e com jogos online, o seu filho aprende brincando. (Foto: Divulgação)

Do mesmo modo que foi difícil para nós aprender a tabuada, também será para os nossos filhos. Contudo, com um pouco de paciência e dedicação, será possível ensiná-los de uma maneira divertida e descomplicada.

Leia também:

1 comentário

  • Artigo muito interessante da tabuada. O jogo da memoria e o domino ajudam muito as crianças a aprenderem

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.