Como ensinar as crianças a poupar dinheiro

Como ensinar as crianças a poupar dinheiro? – Esta é uma pergunta bastante comum entre os pais que não estão conseguindo colocar limites nos…

Como ensinar as crianças a poupar dinheiro? – Esta é uma pergunta bastante comum entre os pais que não estão conseguindo colocar limites nos filhos na hora de gastar. As lições de economia, por sua vez, consistem em atitudes simples e bons exemplos.

Como ensinar as crianças a poupar dinheiro. (Foto: Divulgação)

As crianças, quando não são orientadas, veem o dinheiro como algo inesgotável, que simplesmente brota da carteira dos pais. Por isso, muitas vezes, elas ficam nervosas quando o pedido de um doce ou presente é negado. Os pequenos não possuem discernimento para compreender o valor do dinheiro e nem sabem como ele é adquirido. Por essas e outras, é muito importante educar a criança e integrá-la a vida financeira da família.

Ensinar a criança a economizar não é uma tarefa tão difícil, desde que os pais também saibam administrar o próprio dinheiro. Este tipo de educação forma adultos mais conscientes e cautelosos para lidar com as finanças pessoais, ou seja, é algo que reflete para toda a vida.

Veja também: Economizar dinheiro ganhando pouco: dicas

Como ensinar as crianças a poupar dinheiro

Confira a seguir algumas dicas para ensinar as crianças a poupar dinheiro:

1. Mostre que ganhar dinheiro não é fácil

Converse seriamente com a criança para mostrar o valor do dinheiro. Você deve explicar como funciona o seu trabalho e deixar claro que nada é conquistado de forma fácil. É interessante estabelecer algumas tarefas para a criança em troca da mesada, como tirar pó dos móveis, enxugar a louça e fazer todas as lições da escola. Estas obrigações vão fazer o pequeno sentir na pele que ganhar dinheiro é algo trabalhoso e que requer esforço.

Presenteie a criança com um cofrinho. (Foto: Divulgação)

2. Estimule a economia

Dê um presente útil ao seu filho: um cofrinho. Assim, ele poderá guardar todas as suas economias para comprar algo que queira muito, como um brinquedo.

3. Seja um bom exemplo para a criança

Uma das principais dicas para poupar dinheiro é ser um bom exemplo para a criança. Você, assim como outros adultos influentes, deve controlar os gastos e investir o dinheiro na poupança, para ter uma reserva financeira. Os pais que não conseguem controlar as próprias finanças, dificilmente conseguem colocar os filhos nos ‘trilhos’.

4. Ajude a criança a administrar a mesada

Não basta apenas pagar mesada para a criança, é preciso ajudá-la a administrar o dinheiro. Uma forma de controlar os gastos é através de uma caderneta, na qual é possível tomar notas de como a mesada está sendo aplicada.

É importante ajudar a criança a administrar a mesada. (Foto: Divulgação)

5. Ensine a criança a consumir

Uma das mais importantes lições de economia para crianças é ensiná-las a consumir. É preciso controlar a cultura do consumismo, que vem sendo incentivada pela publicidade e pela mídia.  Você deve fazer o seu filho reconhecer as necessidades e evitar compras por impulso ou supérfluas.

Coloque em prática as dicas de como ensinar as crianças a poupar dinheiro, pois os pequenos precisam ter consciência de que fazer economia e administrar bem as finanças é algo muito importante para o seu futuro.

Top