Como fazer doce de frutas

Existem diversos doces caseiros ou industrializados que tem como ingrediente principal frutas. A maior parte dessas delícias também leva açúcar e água na composição.…

Os doces de fruta são muito populares e saborosos (Foto: Divulgação)

Existem diversos doces caseiros ou industrializados que tem como ingrediente principal frutas. A maior parte dessas delícias também leva açúcar e água na composição. Para chegar no ponto ideal  é necessário que o ácido do açúcar, ou a pectina, (como é conhecida essa substância) natural da fruta seja misturada com o pó adocicado extraído da cana de açúcar, de preferência o material refinado.

Para misturar os ingredientes opte por tachos de cobre ou alumínio, com uma espessura boa. Mexa o doce com uma colher de pau com o cabo comprido, para evitar queimaduras. Não utiliza as tradicionais tampas de panela, pois isso evita que o liquido do doce evapore, fazendo com o que o alimento fique longe da textura ideal. Para evitar que o fogão fique sujo, use uma rede especial para esse tipo de procedimento, que pode ser encontrada facilmente em mercados ou em locais especializados em materiais de cozinha.

Escolha frutas de qualidade (Foto: Divulgação)

Ao escolher as frutas que serão utilizadas no doce opte pelas mais maduras. A parte da poupa que estiver estragada ou com aspecto diferente, retire com uma faca. Os frutos como cerejas, abacate, manga e ameixas devem ser descaroçados. Lave-os com muita atenção e cuidado. Os itens de poupa macia, como morangos, amoras e framboesas podem ser lavados com maior facilidade se colocados em águas limpas e frescas. Os frutos grandes, como maçãs, devem ser cortados em fatias.

Ficou com água na boca? Então confira abaixo uma receita de doce de banana que rende duas porções e demora cerca de 45 minutos para ficar pronto:

Doce de banana é simples e saboroso (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

· 6 bananas-prata
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· 1 xícara (chá) de água
· Suco de 1 laranja
· Suco de meio limão

Leia Também:  Higiene íntima durante a gravidez: dicas

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas e coloque-as em uma panela de alúminio ou aço . Junte o açúcar, a água, o suco de laranja e o suco de limão. Misture bem e leve ao fogo baixo, sempre mexendo com uma colher de pau, ou que tenha o cabo protegido para não queimar as mãos. Deixe cozinhar até a banana ficar macia e avermelhada. Sirva quente ou frio. O doce ficará como uma geleia e pode ser consumido com torradas ou puro.

Top