Como acabar com o soluço do bebê

Um dos problemas que mais afetam os bebês e que deixam muitas mães apreensivas é o soluço, em especial, quando são “mães de primeira viagem”. No…

Um dos problemas que mais afetam os bebês e que deixam muitas mães apreensivas é o soluço, em especial, quando são “mães de primeira viagem”. No entanto, não é necessário muita preocupação diante desse sintoma. Isso porque os soluços nada mais são do que alterações das contrações do diafragma (músculo localizado entre a parte superior e inferior do tórax). Tendo isso em vista, separamos algumas dicas de como acabar com o soluço do bebê.

Saiba por que soluçamos.

Os soluços dos bebês deixam muitas mães apreensivas. (Foto: divulgação)

 Conhecendo mais sobre os soluços

Muitos bebês sofrem com o aparecimento dos soluços. Sua manifestação está diretamente ligada à alteração na contração do músculo diafragma. Este tem como função essencial, estabilizar a respiração. Ele está localizado no tórax, logo abaixo dos pulmões e divide a parte superior do tórax, da inferior. Devido à alteração dos padrões de contração do diafragma, ocorre a entrada brusca de ar dentro dos pulmões, resultando no soluço. Um problema que deixa muitas mães, preocupadas.

Principais problemas relacionados aos soluços

Os soluços se desenvolvem pela alteração da contração do diafragma. Essa modificação tem como causas principais:

  • Temperaturas frias;
  • Correntes de ar;
  • Estômago do bebê muito cheio.

No caso do bebê ter mamado demais ou ter ingerido mais comida do que o ideal é possível colaborar com o desaparecimento dos soluços. Para isso, basta segurar o bebê no colo com as costas apoiadas na barriga da mãe, de forma a deixar a barriga dele livre. Essa posição evita que o diafragma seja comprimido, colaborando com o retorno da contração normal do diafragma.

Manter o bebê no colo, após as refeições, evita o aparecimento do soluço. (Foto: divulgação)

 Dicas para acabar com o soluço do bebê

Após compreender um pouco mais sobre o aparecimento dos soluços em bebês, separamos abaixo algumas dicas de como combatê-los.

  •  Alimente o bebê no tempo ideal. Essa atitude evita que ele exagere nas refeições ou mamadas posteriores;
  • Verifique se o bebê está com frio ou se está recebendo corrente de ar. Caso isso seja comprovado, busque aquecê-lo de maneira adequada;
  • Após fornecer o alimento, permaneça com o bebê no colo até que ele faça  a digestão completa, em torno de 10 a 20 minutos.

    diversas causas estão relacionadas ao aparecimento do soluço nos bebês. (Foto: divulgação)

A ocorrência de soluços em bebês é muito comum. Porém, para acabar com o soluço do bebê é relativamente fácil. Após conhecer as dicas, basta coloca-las em pratica e colaborar com o alivio desse sintoma. No entanto, é importante ressaltar que, caso o bebê apresente soluços frequentes, vale a pena buscar a orientação de um especialista. Uma forma de deixar as mães tranquilas e evitar futuras consequências.

Leia Também:  Maquiagem antiacnes Asepxia

Saiba como parar de soluçar.

Top