Como abrir uma loja virtual de sucesso

Editorial MDT 19/03/2013 Economia

Atualmente existem lojas virtuais de todos os tipos na internet, desde as mais requintadas e cheias de produtos de diversos tipos, até lojas mais simples, com menores quantidades de produtos e focadas em pequenos nichos de negócio. Em uma rede cheia de tantas opções, é necessário um pouco de cautela e atenção ao criar um negócio virtual, para que ele deslanche e não se torne um fracasso.

Como abrir uma loja virtual de sucesso (Foto: Divulgação)

Como abrir uma loja virtual de sucesso

Entenda como abrir uma loja virtual de sucesso e veja o passo a passo do planejamento abaixo:

Foco no negócio e planejamento

Antes de montar uma loja virtual, defina o tipo de produto que será comercializado, pois enquanto grandes varejistas contam com uma grande quantidade de produtos, para um pequeno empreendedor, a melhor solução talvez seja ir pelo caminho inverso, escolhendo um nicho específico.

O foco em apenas um tipo de produto pode criar uma relação melhor com os fornecedores, além de criar uma identidade forte e clara para os clientes, que podem chegar a usar sua loja virtual como referência na compra de determinado produto. Dê preferência para um produto que já conheça.

Coloque no papel todos os gastos, recursos necessários, futuras receitas, fornecedores, formas de pagamento, entre outros.

Loja virtual precisa de foco, planejamento e produtos com demanda! (Foto: Divulgação)

Entenda a demanda

Outro passo que deve ser verificado antes de abrir uma loja virtual, é a demanda para os produtos que pretender vender. Ou seja, para que você consiga vender algo, alguém deverá ter o interesse em comprar.

Ao pensar em vender produtos, é necessário averiguar a sazonalidade também, pois produtos que só estão no mercado em uma época do ano podem representar um prejuízo e fracasso do negócio, como no caso dos ovos de Páscoa. A demanda também deve ser levada em conta para a confecção do estoque e questões de logística e armazenamento de produtos.

Relacionamento com cliente

Ofereça canais diretos onde os consumidores poderão falar com atendentes pacientes e bem preparados, para resolver suas dúvidas e problemas. Insira uma política de trocas eficiente em seu site e procure ser impecável em seus serviços, para que o atendimento ao cliente também seja um diferencial que defina a compra.

Crie uma boa logística, que atenda as necessidades do cliente e da loja virtual, enviando os produtos dentro do prazo, sem atrasos, extravios e defeitos. Diversas formas de pagamento também facilitam a venda e atraem novos clientes.

Atendimento deve ser bom, além de oferecer diversas formas de pagamento. (Foto: Divulgação)

Marketing  

Trace estratégias para atrair consumidores, use ferramentas disponíveis na internet para chamar mais clientes, como o próprio Facebook e Twitter, que são gratuitos e muito bons na prospecção de clientes. Links patrocinados e anúncios em outros sites são um excelente caminho para promover o negócio.

Outros artigos

Divulgação gabarito ENEM 2012, data

25/10/2012

Divulgação gabarito ENEM 2012, data

O ano de 1998 marcou a realização da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que naquela época tinha como objetivo principal avaliar o nível de apr...

Cuidado de Orquídeas

04/03/2010

Cuidado de Orquídeas

Preparamos essa matéria especialmente para as pessoas que adoram cultivar plantas e que se sentem bem quando realizam esses tipos de cultivo, como vocês podem sa...