Como Montar uma Loja Virtual de Sucesso

Se você quer criar um negócio e não sabe por onde começar, que tal essa dica: a internet. As comprar online crescem em proporções…

Por Redacao em 18/07/2011

Se você quer criar um negócio e não sabe por onde começar, que tal essa dica: a internet. As comprar online crescem em proporções assustadoras a cada ano e são excelentes saídas para quem não conta com muito dinheiro para o investimento inicial. Se você se interessou, veja neste artigo como criar uma loja virtual de sucesso em 10 tópicos.

1 – Busque informação, pesquise o segmento em que vai trabalhar e faça análise de concorrência. Faça também um levantamento dos custos e do capital de giro necessário.

2 – Escolha a plataforma: já desenvolvida em modelos padrão ou uma exclusiva. Avalie o custo-benefício e tome cuidado ao escolher hospedagem e desenvolvedores reconhecidos e que dão suporte já incluso no negócio.

3 – Faça análise de preços e seja competitivo, mas com produtos de qualidade. Tome cuidado com o valor do frete, pois ele pode ser um fator de decisivo na hora do consumidor escolher a sua loja ou uma concorrente.

4 – Descrição detalhada (muito detalhada do produto) e fotos de alta qualidade são imprescindíveis. Lembre-se: o consumidor não está pegando o produto na mão, então ele precisa ter todos os subsídios para comprar com segurança e que tenha em mão, posteriormente, exatamente o que ele queria.

5 – Tenha a certeza da entrega dentro do prazo e com qualidade. Pense na embalagem. Que ela seja segura e marcante, pois reforçará a sua marca.

6 – Disponibilize várias formas de pagamento. Cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito são as principais. E não se esqueça de dar vantagens na hora do parcelamento – se possível em torno de 12x sem juros.

7 – Equipe. Tenha pessoal suficiente para que tudo funcione dentro dos prazos e com qualidade. Entre as atividades, pense, principalmente, em: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, distribuição e avaliação de resultados.

8 – Mantenha canais diretos com o cliente, como telefone (0800), e-mail e chat. Faça pesquisa para encontrar terceiros que façam isso por você.

9 – Email marketing sobre os produtos, ofertas e promoções. Invista em links patrocinados, como o Google Adwords, e buscadores do tipo Buscapé e Bondfaro. Invista, com certeza, em mídias sociais, como Blogs, Twitter, Orkut, Facebook e o mais recente lançamento, o Google +. Invista em sites de compra coletiva: Groupon, Peixe Urbano e outros mais regionais ou segmentados, dependendo de qual for o seu produto.

10 – Faça constantes avaliações dos seus resultados. Os principais tópicos a se cuidar são: o que está vendendo, quanto e de onde vem os clientes. Para isso, utilize o Google Analytics, que é gratuito e oferece uma grande variedade de relatórios. Há outras opções, mas comece por ele, que tem muitos tutoriais e agrega outras ferramentas (como o Google Adwords) na mesma conta/email.

Top