Como a carne gordurosa prejudica a saúde

Não há quem resista a uma carne gordurosa, como as deliciosas picanhas. Porém, é importante ter cuidados com a quantidade e qualidade de carne…

Não há quem resista a uma carne gordurosa, como as deliciosas picanhas. Porém, é importante ter cuidados com a quantidade e qualidade de carne vermelha que colocamos no prato para que ela não prejudique nossa saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja como a carne gordurosa prejudica a saúde.

A carne gordurosa oferece riscos à saúde. (Foto: divulgação)

Carne gordurosa

Quem resiste ao cheiro de uma deliciosa carne cozida na panela? Além de muito saborosa, ela é rica em nutrientes e proteínas, como creatina e ácido linoleico, que promove a perda da gordura, controla o açúcar no sangue e facilita o transporte de oxigênio para os músculos.

Para aproveitar os benefícios sem prejudicar a saúde, é necessário escolher bem os tipos de carne vermelha. As opções gordurosas, como picanha e alcatra, podem trazer mais riscos do que benefícios.

Outro cuidado importante é com a quantidade adequada a ser consumida. De acordo com especialistas em nutrição, a porção não deve ultrapassar o tamanho da carta de baralho e o consumo deve ser limitado. O excesso pode levar a várias complicações, como colesterol alto e aumento da pressão arterial.

É preciso moderar no consumo de carne gordurosa. (Foto: divulgação)

Veja também dieta mentiras e verdade para quem deseja emagrecer 

Como a carne gordurosa prejudica a saúde

A carne é muito importante, mas os exageros podem oferecer alguns perigos. A carne vermelha é mais gordurosa. Além da oleosidade visível, que pode ser evitada, ela também é fonte de fibras. E como toda a fonte de proteína animal, o alimento contém gordura saturada e colesterol. Sendo assim, é importante consumir de forma moderada para que não prejudique o coração.

Estudos recentes associam o consumo de carne ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como cólon e intestino. Essa preocupação é ainda maior entre homens, porque o consumo é elevado.

Continuar Lendo  Adesivos de unhas para Natal 2015

Além disso, a gordura presente na carne oferece riscos para o surgimento de doenças cardiovasculares, tornando o indivíduo mais predisposto aos infartos. O colesterol é uma das doenças mais comuns que acometem os adeptos ao consumo de gordura.

A carne grelhada e magra é a mais indicada para a saúde. (Foto: divulgação)

Veja também churrasco saudável, dicas de como preparar 

A carne gordurosa é um prato muito delicioso para a maioria das pessoas. Porém, quando consumida em excesso pode provocar sérios problemas a saúde dos indivíduos. O ideal é reduzir o consumo de carne gordurosa e apostar nas mais magras, grelhadas ou assadas.

Top