Doenças causadas por água contaminada

O consumo de água em condições impróprias é responsável por uma série de problemas de saúde que poderiam facilmente ser evitados e trazem várias…

O consumo de água em condições impróprias é responsável por uma série de problemas de saúde que poderiam facilmente ser evitados e trazem várias complicações, prejudicando funções sociais e econômicas.

É importante se certificar da origem da água.

A grande maioria das doenças é causada por reservatórios de água doce contaminados por microrganismos oriundos de fezes humanas e de animais. O indivíduo pode se contaminar através da ingestão, pelo simples contato com a pele durante a preparação de alimentos e até pelo consumo de frutas e verduras lavadas com água imprópria.

Saiba como proceder com a limpeza da caixa d’água.

Em regiões onde não há rede de esgoto ou tratamento de água, frequentemente os rios, lagos e córregos servem como despejo de esgoto não tratado, se tornando um grave problema de saúde pública. Conheça as principais doenças causadas por água contaminada.

Confira dicas de como evitar a contaminação de alimentos.

☰ CONTEÚDO

Hepatite A

Essa doença viral é transmitida por via fecal-oral. A infecção pode ocorrer pela ingestão de alimentos preparados por pessoas infectadas que não lavam as mãos enquanto cozinham ou quando são lavados em água contaminada.

O quadro clínico é de diarreia associado à perda do apetite, náuseas, vômito, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Depois de uma semana a pessoa pode se tornar ictérica, caracterizando o sintoma clássico de hepatite.

Cólera

Também transmitida por via fecal-oral, a cólera pode ser adquirida através da ingestão de alimentos lavados com água contaminada ou pelo simples contato com o microrganismo presente na água.

Causada pela bactéria Vibrio cholerae, o quadro clínico é caracterizado por intensa diarreia aquosa, muitas vezes acompanhada de enterorragia e que é capaz de resultar em grave desidratação.

Leia Também:  Como manter a caixa d'água limpa

Diarreia infecciosa

Bactérias, vírus e parasitas podem causas diarreia infecciosa, que geralmente costuma ter um prognostico benigno, mas pode cursar com complicações como desidratação e perda importante de eletrólitos. Os agentes mais comuns são:

Bactérias:

Escherichia coli;

Salmonella;

Shigella;

Campylobacter pylori;

Chlamydia trachomatis;

Yersinia enterocolítica;

Vírus:

Rotavirus;

Norovirus;

Adenovírus entérico;

Pólio;

Hepatitis E;

Parasitas:

Giardia lamblia;

Entameba histolytica;

Isospora belli;

Cryptosporidium parvum;

Cyclospora cayetanensis;

Entenda os cuidados necessários para tratar diarreia.

A ingestão ou o simples contato com água contaminada pode causar doenças.

Leptospirose

A leptospirose é transmitida, principalmente, por ratos de esgoto. Contudo é possível que a doença atinja pessoas que consomem produtos contaminados e, principalmente, que entram em contado direto com a água infectada. O risco de transmissão é especialmente alto durante enchentes, quando ocorre mistura da água do esgoto com a da chuva.

O quadro clínico é caracterizado por febre alta com calafrios, cefaleia e dor muscular. Metade dos pacientes podem apresentar náuseas, vômito e diarreia. Um achado típico no exame físico é a presença de olhos demasiadamente hiperemiados.

Esquistossomose

Também conhecida como barriga d´água e doença do caramujo, é causada pelo Schistosoma, um parasita que habita águas contaminadas por fezes e povoadas de caramujos, que serve como hospedeiro intermediário.

A esquistossomose pode ser adquirida através da ingestão de água contaminada, mas sua principal via é através da pele, em pessoas que se banham em águas contaminadas pelo parasita.

Os sintomas iniciais, que geralmente surgem após 2 meses da infecção, mal estar, cefaleia, astenia, dor abdominal, diarreia sanguinolenta, falta de ar, hemoptise, linfadenomegalia e esplenomegalia, que perduram por alguns dias, podendo durar até 6 meses. Em seguida surgem os sintomas da fase crônica, onde pode ser encontrada hepatomegalia e ascite, responsáveis pelo nome popular da doença.

Água contaminada pode ser muito perigosa.

A água contaminada pode transmitir várias doenças, que cursam com as mais diversas complicações e podem afetar principalmente o sistema gastrointestinal. Por isso é importante tomar cuidados básicos, como evitar o contato com águas de enchente e de outras fontes duvidosas e lavar frutas e verduras com soluções que minimizam o risco de contaminação.

Leia Também:  Decoração de Natal para Sala Fotos

Saiba quais doenças podem ser transmitidas através da piscina.

Top