Comidas químicas consumidas no Brasil

Endosulfan é um agrotóxico utilizado com frequência em lavouras de café e soja. O que você não sabe é que ele causa distúrbios hormonais…

Endosulfan é um agrotóxico utilizado com frequência em lavouras de café e soja. O que você não sabe é que ele causa distúrbios hormonais e aumenta o risco de câncer. Esse item foi proibido na Alemanha em 1991 e no resto da Europa pouco tempo depois, porém, aqui  no Brasil, o agrotóxico foi totalmente banido somente em julho de 2013. Ou seja: até esse ano nós consumíamos os seus resíduos no café e na soja. Isso prova que comidas químicas consumidas no Brasil nem sempre são consumidas no restante do mundo.

Cuidado com o que você come (Foto: Divulgação)

 

Leia mais informações sobre: Alimentos que estão com excesso de agrotóxicos

Comidas químicas consumidas no Brasil

Para o combate de pragas em plantações pode ser feita a pulverização por meio de aviões, pois é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, no entanto, nas fazendas da Europa isso não pode desde 2009. Isso porque levantamentos apontaram que, mesmo seguindo todas as recomendações de temperatura e ventos, somente 32% das substâncias despejadas do céu permanecem nas plantas e o resto contamina solo, água e áreas vizinhas às plantações.

Comida química existe (Foto: Divulgação)

Comidas químicas consumidas por muito tempo no Brasil

Chamamos de comidas químicas aquelas que de alguma forma leva resíduo de agrotóxicos ou componentes químicos que de algum modo não fazem tão bem à saúde, mas que nós muitas vezes nem sabemos do seu perigo.

Confira também: Alimentos mais contaminados por pesticidas

Veja cinco casos de químicos extremamente tóxicos que o Brasil demorou para banir ou eu ainda nem baniu:

– Endosulfan

Esse item foi banido no Brasil em julho de 2013, sendo que era usado na produção de cana-de-açúcar, soja, algodão e café. Esse produto químico está relacionado a doenças e distúrbios no sistema nervoso, além de poder provocar câncer e até mutações genéticas. Na Alemanha foi proibido em 1991 e, logo depois, em toda a União Europeia.

Continuar Lendo  Receita de bolinho de carne moída

 – Metamidofós

Esse produto está no tomate, feijão, batata e soja e já foi proibido nos seguintes lugares: Indonésia, Kuwait, Paquistão, Japão, China, Europa, Costa do Marfim, mas aqui no Brasil só foi proibido em 2012.  Esse agrotóxico provoca doenças endócrinas, reprodutivas e prejudica o desenvolvimento fetal na gravidez.

 – Paraquate

Banana e arroz são alguns alimentos que tem esse composto químico que pode provocar morte em 48 horas por falência dos órgãos se consumido em grande quantidade. Ele foi proibido na União Europeia, mas ainda é autorizado no Brasil. No entanto está passando por uma reavaliação.

– Parationa metílica

Cebola, arroz e feijão, além da batata, alho, milho e trigo, possuem esse componente tóxico. A substância oferece perigo cardiovascular, respiratório, até pode provocar um câncer. Proibido no Japão, China e Europa está sendo reavaliado no Brasil.

– Forato

Esse químico é usado em milho, amendoim, feijão e café, e pode trazer problemas neurológicos, além de poder provocar tremores, convulsões e hemorragias. Banido nos EUA e União Europeia, esse produto pode ser utilizado no Brasil. A Anvisa está reavaliando o seu uso.

Alimentos químicos consumidos aqui no Brasil

Veja uma breve lista do que consumimos aqui no Brasil  que tem muito agrotóxico:

59% – Morango

42% – Pepino

41% – Abacaxi

33% – Cenoura

28% – Laranja

Por isso, antes de consumir esses alimentos lave-os muito bem.

 

Top