Você vai se casar ou foi convidado para uma cerimônia? Então comece a se preparar para não pagar micos no grande dia. Descubra quais são as cinco coisas para evitar em casamento.
Muito cuidado para não pagar mico no casamento. (Foto: Divulgação)
Se você não quer cometer uma gafe no casamento, então saiba que algumas coisas devem ser evitadas. Isso inclui comportamento, figurino e até mesmo algumas tradições que vão contra a boa etiqueta.
Coisas para evitar em um casamento
Veja a seguir uma seleção de coisas que devem ser evitadas no casamento:
1 – Usar vestido branco sem ser a noiva
O branco é uma cor exclusiva da noiva, afinal, ele simboliza a inocência, a paz e a pureza. A tradição matrimonial diz que somente a mulher que vai se casar pode usar vestido branco, ou seja, as madrinhas não podem se apoderar dessa cor, tampouco a mãe da noiva ou do noivo. Até mesmo os tons que se aproximam do branco, como é o caso do off-white e champanhe, devem ser evitados no altar.
2 – Enxugar as lágrimas na echarpe
O casamento é uma ocasião especial e emocionante. As pessoas costumam se emocionar muito nesta data, especialmente quando tem uma relação muito próxima com a noiva ou com o noivo. No caso das mulheres, elas podem até derrubar lágrimas, mas nada de enxugá-las na echarpe que compõe o look de festa.
Pegar a echarpe para enxugar as lágrimas é uma atitude totalmente deselegante. A melhor forma de conter o choro é carregando um lencinho na bolsa.
Não pode chorar e enxugar as lágrimas na echarpe. (Foto: Divulgação)
3 – Deixar a barra do vestido muito comprida
Para não pagar mico no dia do casamento, a noiva deve se preocupar em fazer a barra do vestido na medida certa. Nada de deixá-la comprida demais ou muito curta. Dias antes da cerimônia, é fundamental provar o vestido com a sandália que será usada no grande dia e contar com o serviço de uma boa costureira.
4 – Trocar pedaços da gravata por dinheiro
Na festa de casamento, é tradição os padrinhos pegarem a gravata do noivo para passar de mesa em mesa. Eles abordam os convidados pedindo uma contribuição em dinheiro em troca de um pedaço da gravata. A brincadeira, muito comum no Brasil, vai contra as normas de etiqueta de um casamento.
Antes de resolver colocar em prática essa brincadeira no casamento, pense duas vezes. Passar a gravata para os convidados contribuírem não é uma atitude bacana, afinal, deia todo mundo constrangido.
Pedir dinheiro em troca de gravata pode deixar os convidados constrangidos. (Foto Ilustrativa)
5 – Mãe do noivo “grudada” no filho
A mãe do noivo costuma sentir dificuldades para aceitar que o filho casou. Por isso, pode passar a festa toda grudada nele. Isso está errado!
A mãe, mesmo sendo zelosa e cuidadosa, precisa aceitar que o filho agora tem uma esposa e não é sua propriedade. Ela não deve ficar agarrada nele durante toda a festa. É preciso deixá-lo livre para curtir ao lado da nova esposa.
E aí? Você conhece mais algum erro que deve ser evitado numa cerimônia ou festa de casamento? Deixe um comentário.