Descubra quais são os brinquedos que estimulam a imaginação infantil

As crianças que têm uma boa imaginação tornam-se adultos mais inteligentes, seguros e sociáveis, pois elas terão mais habilidades comunicativas e motoras, além de…

Por Editorial MDT em 01/12/2011

As crianças que têm uma boa imaginação tornam-se adultos mais inteligentes, seguros e sociáveis, pois elas terão mais habilidades comunicativas e motoras, além de poderem escrever melhor. Porém, esta deve ser estimulada desde cedo para que os seus filhos sejam mais livres com relação à sua mente. Por isso, descubra quais são os brinquedos que estimulam a imaginação infantil.

Os jogos de montar são os mais indicados para estimular a imaginação infantil porque com eles, as crianças podem criar o que elas quiserem, desde um castelo até um campo de futebol. Entre os mais famosos estão o Lego, o Playmobil e os blocos de montar feitos de madeira. Com eles, as crianças passam horas criando o que vem em sua imaginação e contam histórias incríveis com as suas personagens favoritas. No entanto, tenha cuidado ao comprar esses brinquedos, sempre verificando a indicação da idade, porque alguns possuem peças muito pequenas que podem ser engolidas.

As massinhas de modelar são baratas e são ótimas para estimular a imaginação infantil. com elas, as crianças criam monstros, pessoas, animais e objetos diferentes, principalmente se houver várias cores de massinha disponíveis. Então, sempre que os seus filhos terminarem de fazer algo com as massinhas, pergunte-lhes o que eles fizeram e peça para que eles contem uma história usando as suas criações.

Com esse brinquedo chamado Sakol, da Active People, as crianças podem criar o que lhes vier à imaginação. Ele é formado por 5 figuras geométricas diferentes: retângulos, triângulos, quadrados, círculos e semi-círculos, todas feitas de madeira com velcro nas laterais. Assim, as crianças podem formar a figura que desejarem, seja sozinhas ou com a supervisão de um adulto. Ele é vendido em caixas com 5, 10 ou 50 peças.

Os livros infantis hoje são confeccionados em diversos tipos de materiais, que assumem várias cores e formatos. Além disso, há livros que têm personagens que falam ou fazem barulhos e que podem mudar de lugar. Outros, podem ser coloridos ou ter os seus desenhos feitos pela própria criança. Portanto, além de serem uma ótima oportunidade para os seus filhos aprenderem a gostar de ler, eles são uma porta fantástica para o mundo da imaginação. Então, não deixe faltar um livro infantil na sua casa, porque eles poderão ser os brinquedos favoritos das suas crianças.

Estimular a imaginação da criança fará com que ela seja mais feliz, inteligente e saudável, porque a criança que cria vive no mundo em que deve viver, ou seja, no mundo da fantasia e da alegria.

Top