Como evitar que a criança chupe dedo: dicas

A sucção é algo instintivo em recém-nascidos, e muitos pais acham bonitinho ver o bebê chupando o dedo e acabam estimulando esse hábito, que…

A sucção é algo instintivo em recém-nascidos, e muitos pais acham bonitinho ver o bebê chupando o dedo e acabam estimulando esse hábito, que pode se perpetuar durante a infância e trazer sérios problemas estéticos e para a saúde.

Confira alguns hábitos que podem prejudicar a formação dos dentes do bebê.

Chupar o dedo durante a infância pode trazer problemas à saúde. (Foto: divulgação)

De acordo com os pediatras, é importante que os pais aguardem a criança demostrar que está pronta para parar de chupar o dedo, antes de tentarem interromper esse hábito, pois, segundo especialistas no assunto, esse costume é uma maneira que os pequeninos encontram para obter conforto, especialmente quando ficam distantes dos pais. Confira dicas de como evitar que a criança chupe o dedo.

Espera a criança se decidir

Uma ótima maneira de fazer uma criança continuar com o hábito de chupar o dedo, é manda-la parar. A melhor opção é esperar para que ela própria toque no assunto, pois tratar do problema quando o pequeno está emocionalmente preparado, aumenta as chances de sucesso. Na maioria das vezes o incentivo para acabar com esse costume não demora em acontecer, como virar motivo de piada na escola, por chupar o dedo.

Aposte no sistema de recompensas

Uma dica para incentivar a criança a parar de chupar o dedo é utilizar o sistema de recompensas. Uma boa opção é utilizar um calendário, onde deverá ser marcado todos os dias em que chupou o dedo e todos os dias em que não chupou. Ao final do mês, ofereça um prêmio, caso a quantidade de dias em que não chupou o dedo seja maior.

O reflexo de sucção está presente em todos os recém-nascidos. (Foto: divulgação)

Ofereça opções

Oferecer a opção de chupar o dedo em particular pode ajudar a cessar esse hábito, pois a criança compreende que é capaz de prosseguir com as tarefas cotidianas, sem colocar o dedo na boca, e vai dando cada vez menos importância para esse costume.

Leia Também:  Peeling para diminuir a oleosidade dos cabelos

Evite os reforços negativos

Sempre que a criança apresentar recaídas e for pega chupando o dedo, é importante que os pais evitem reforços negativos, que podem desestimular o pequenino. A dica é, após reprimir o gesto, dar um reforço positivo, como um abraço, e tratar de mudar de assunto e entreter a criança. Fazer piada, gritar, castigar ou demonstrar decepção, vai deixa-lo ainda mais nervoso e ansioso, estimulando-o a chupar o dedo ainda mais.

Saiba a melhor maneira de lidar com as manias infantis.

Tenha paciência

A grande maioria das crianças que chupam os dedos vai diminuindo o hábito naturalmente, até que, por volta dos sete anos, param por completo, sem que seja necessário nenhum tipo de intervenção. Por isso é importante que os pais nunca deixem de dar apoio aos filhos, e tratem do problema com calma e bastante paciência.

Reforços negativos, como gritar e colocar de castigo, podem ter o efeito contrário. (Foto: divulgação)

Top