Saiba como ajudar o filho a parar de chupar o dedo

Muitas crianças chupam dedo até ficarem grandes e os pais encontram caminhos para eliminar essa mania, veja as dicas. […]

Por Redacao em 01/11/2011

A criança já está grandinha, no alto dos seus sete, oito anos e ainda chupa dedo, como os bebezinhos. Os pais não sabem exatamente o porquê disso e buscam de todos os jeitos fazer o pequeno parar com isso. Com a experiência de muitos deles, é possível tentar também em casa.

 

Um psicólogo pode ajudar a analisar a situação

Quando a criança já atinge uma determinada idade, como oito, nove anos, e continua com hábitos de bebê, tal como chupar dedo, fazer xixi na cama, é importante levar ao psicólogo para que a situação seja compreendida por completo. Geralmente, essas crianças tentam chamar a atenção dos pais, que podem estar entretidos com qualquer outra coisa, menos com elas, por isso, se fazem de pequenininhas para que possam ter atenção. É claro que existem muitos outros fatores, mas um aspecto é certo: o filho reflete plenamente o ambiente familiar, portanto, todos devem procurar uma ajuda de um profissional. Não só a criança entra na roda, os pais e irmãos também devem fazer parte do contexto analisado.

Algumas atitudes podem ajudar a fazer seu filho parar de chupar o dedo

Alguns pais tomam decisões simples e que dão resultados bem positivos. Por exemplo, tirar o dedo da criança quando ela está dormindo pode ser produtivo. Outra dica é ocupar as mãos do filho quando ele estiver deitado, a ponto de enfiar o dedo na boca. Dar bonecas, carrinhos, seja o que for, vale a pena, pois assim ele estará bem animado com os objetos. Agora, como empolgar uma criança com brinquedos que ela já tem? Simples: basta ter em casa alguns deles, bem baratinhos e que podem ficar guardados e serem usados dia a dia até que não sejam mais novidades, assim, os que estão armazenados podem ser dados e isso terá um efeito de ineditismo para a criança, pois ela nunca viu aquele.

A “troca” nesses casos também podem fazer efeito

Um caminho muito usado por alguns pais que querem fazer o filho parar de chupar dedo é realizar um tipo de troca. Eles dizem à criança que vão dar um presente que ela tanto quer e eles acabam oferecendo algo, como aquela boneca tão desejada ou cahorrinho que faz qualquer filho ficar feliz.

Brigar com a criança que chupa dedo não adianta nada, pois ela pode desenvolver outras manias, como roer unha, por exemplo. O jeito é conversar, tentar esclarecer de forma que ela entenda. Então palmadas, gritos e palavreado forte não vão dar conta do recado.

Top