Curiosidades: chocolate branco não é chocolate

  Isso mesmo: o chocolate branco não é chocolate. Cada alimento dessa “família” possui um sabor que varia de acordo com a sua fabricação…

 

O item na cor branca é a base de manteiga de cacau (Foto: Divulgação)

Isso mesmo: o chocolate branco não é chocolate. Cada alimento dessa “família” possui um sabor que varia de acordo com a sua fabricação e com o tipo de chocolate. Porém, todos têm um sabor que é característico do cacau. Apesar do chocolate branco ter consistência igual a do ao leite, amargo ou meio amargo o sabor é diferenciado. Com poucas nuances esse tipo de produto costuma ser mais açucarado.

Especialistas explicam que o doce não é chocolate por não levar a base do item, que é o cacau sólido. O chocolate branco é composto por manteiga de cacau, ou seja, a gordura da fruta. Quando o cacau é prensado essa substância se separa da massa que tradicionalmente serve para o preparo dos verdadeiros chocolates, que são escuros. O doce na coloração branca é como uma cocada sem coco, ou seja, pode até ficar com o mesmo sabor, ou textura, mas jamais será genuinamente uma cocada, e o mesmo vale para o chocolate branco.

O produto é muito popular no Brasil (Foto: Divulgação)

Apesar dessa crise de identidade, o produto é muito apreciado pelos brasileiros que adoram o seu sabor doce. Algumas pessoas, inclusive, não comem o que leva o cacau na composição. No entanto, quanto mais a fruta está presente no produto, mas saudável ele é. Alguns estudos mostraram inclusive que o chocolate amargo ajuda no tratamento de câncer do intestino por causada sua ação antioxidante, além de fazer bem para o coração.

O chocolate branco nasceu somente no século XX (Foto: Divulgação)

História do chocolate

O pé de cacau é nativo da região do México que vai até a América Central. Na América do Sul, em espaços mais tropicais a planta passou a ser cultivada há três mil anos. O chocolate surgiu como uma bebida encorpada, de sabor amargo. Quando saiu da região onde o cultivo de cacau era tradicional chegou a Europa. Para adequar ao paladar dessa região era feita a adição de açúcar. Os portugueses trouxeram o cacau e o chocolate para o Brasil. Entre 1905 e 1910 o país liderou a produção mundial da fruta, devido ao clima propício. Foi somente no século XX que o chocolate branco foi inventado, depois do desenvolvimento da tecnologia das indústrias do setor.

Leia Também:  Receita de pavê de chocolate branco

Top